Repescagens da Copa do Mundo definirão últimos seis participantes (foto: Muhammed Faisal/Alamy)
As duas repescagens para Copa do Mundo de 2026 definirão em março do próximo ano as seis vagas que restam. Ao todo, ainda há 22 seleções que carregam o sonho de classificação, sendo que apenas 4 países europeus e outros dois do resto do mundo comemorarão a presença no torneio.
A definição dos confrontos acontecerá em sorteio nesta quinta-feira (20), às 9h (de Brasília), na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. As seleções mais bem posicionadas no ranking da entidade são as cabeças de chave: Congo e Iraque; Itália, Dinamarca, Turquia e Ucrânia.
Já as partidas das repescagens acontecem na Data Fifa de março, entre os dias 26 e 31 de março de 2026.
Leia também: Sorteio da Copa do Mundo 2026: veja como estão os potes provisórios
Como será a repescagem mundial
O confronto global reunirá Bolívia, Congo, Iraque, Jamaica, Nova Caledônia e Suriname. Por estarem melhor ranqueados, os congoleses e iraquianos já estão em cada uma das duas finais por duas vagas.
As outras quatro seleções disputam as semifinais. O cruzamento do sorteio ainda tem uma restrição: Jamaica e Suriname, por serem da mesma confederação (Concacaf), não podem se enfrentar.
Os jogos acontecerão no México, nas cidades de Guadalajara e Monterrey. E as duas seleções que vencerem suas chaves estarão na Copa do Mundo de 2026.
O sorteio da repescagem europeia
Já a Europa terá sua própria definição, com 16 seleções divididas em quatro caminhos diferentes. Em cada um deles, haverá quatro países que disputarão duas semifinais e uma final. Tudo em jogo único, para determinar os últimos representantes do continente.
Por serem as cabeças de chaves, Itália, Dinamarca, Turquia e Ucrânia têm o mando de campo na primeira partida, e enfrentarão as quatro equipes que se classificaram pelo desempenho na Liga das Nações: Suécia, Macedônia do Norte, Romênia e Irlanda do Norte.
Nos demais cruzamentos, Polônia, País de Gales, República Tcheca e Eslováquia também jogarão em casa a semifinal por estarem melhor ranqueadas.
Itália pode ter caminho difícil
Em sua terceira repescagem seguida, a seleção italiana corre o risco de pegar um caminho mais duro. Afinal, pode encarar logo de cara a Suécia, que não fez boa Eliminatória, mas tem certa tradição.
E numa eventual final por uma das vagas na repescagem europeia, a Itália pode ter pela frente Polônia ou País de Gales, por exemplo.
Os potes para o sorteio na Europa
Cabeças de chave
- Itália
- Dinamarca
- Turquia
- Ucrânia
Pote 2
- Polônia
- País de Gales
- República Tcheca
- Eslováquia
Seleções do pote 3
- Irlanda
- Albânia
- Bósnia e Herzegovina
- Kosovo
Classificados pela Liga das Nações
- Suécia
- Romênia
- Macedônia do Norte
- Irlanda do Norte

