O Flamengo venceu a partida contra o Cruz Azul com dois gols do Arrascaeta (AP Photo/Hussein Sayed)
O Flamengo venceu o Cruz Azul, do México, por 2 a 1, na tarde desta quarta-feira, no estádio Ahmad bin Ali, em Doha, no Catar, e conquistou o Derby das Américas. A partida era válida pelas quartas de final da Copa Intercontinental da Fifa e valia vaga às semifinais para enfrentar o Pyramids, campeão africano. Arrascaeta fez os dois gols do Flamengo no jogo, e Jorge Sánchez balançou as redes para os mexicanos.
Portanto, a equipe treinada por Filipe Luís segue no torneio. No próximo sábado, encara a equipe do Egito por um lugar na grande final do dia 17, contra o Paris Saint-Germain. Vale destacar que, assim como nesta quarta, o jogo de sábado também vale taça: a Challenger Cup, que reúne o vencedor do Derby das Américas contra o campeão do continente africano.
Leia mais: Botafogo acerta com atacante do futebol uruguaio e faz sondagem por Ferraresi
Leia mais: Em alta, lateral-direito do Vasco recebe sondagens do exterior
Gols no primeiro tempo
O jogo começou equilibrado, mas com a equipe do México segurando mais a bola e fazendo o Flamengo correr. Ou seja, tirando o time brasileiro do seu estilo de jogo. No entanto, as jogadas de perigo teimavam em não sair. O primeiro a assustar foi o Cruz Azul, com o argentino Rotondi. Em um chute de dentro da área, assustou o goleiro Rossi. Mas, no primeiro momento de avanço da equipe do Flamengo, saiu o gol. Piovi saiu errado e Arrascaeta, de dentro da área, ainda driblou o goleiro antes de marcar o primeiro gol: 1 a 0.
Logo depois do gol, a equipe mexicana começou a impor o seu ritmo e a insistir em jogadas pelo lado esquerdo. Foi então que empatou com um gol de El Toro Fernández, mas a arbitragem marcou impedimento. Contudo, no lance seguinte, em um erro de Pulgar e Varela pela direita, a bola sobrou para Jorge Sánchez, que acertou um lindo chute e marcou um belo gol: 1 a 1.
Arrascaeta salva o Flamengo
Na segunda etapa, o Flamengo melhorou, mas demorou para tomar conta das ações. O Cruz Azul tinha a bola, mas também não oferecia perigo. Assim, Filipe Luís começou a fazer as mexidas. Plata e Cebolinha foram os primeiros. Este segundo entrou e foi decisivo no segundo gol.
Em uma das poucas escapadas do time, enfiou a bola para Arrascaeta. O uruguaio tentou tocar para Bruno Henrique, mas o zagueiro cortou. A bola sobrou para o camisa 10, que finalizou por cima do defensor. Ainda houve o corte, mas a bola já tinha passado da linha: 2 a 1.
Larcamón, treinador do Cruz Azul, começou a empilhar atacantes na área do Flamengo. Chegou a assustar com algumas jogadas de bola aérea, mas a defesa do Flamengo, segura como sempre, conseguiu manter o nível e o time à frente no placar. Portanto, Flamengo campeão do Derby das Américas e semifinalista da Copa Intercontinental.

