Home Futebol Após susto, Oscar decide se aposentar do futebol

Após susto, Oscar decide se aposentar do futebol

Meia do São Paulo passou mal durante treino, em novembro, e anunciará o fim da vitoriosa carreira

Luiz Gustavo Moreira
No jornalismo desde 2011, já foi setorista do Botafogo e do Fluminense pelo Lance! e depois trabalhou em assessorias de imprensa. Respira esporte desde a infância e acompanha todo tipo de competição, principalmente se for de futebol, basquete ou futebol americano.
Após susto, Oscar decide se aposentar do futebol

Oscar celebra gol pelo São Paulo (Crédito: Marcello Zambrana/AGIF via AP)

O meia Oscar, de 34 anos, decidiu encerrar sua carreira como jogador profissional. A aposentadoria, segundo informações divulgadas pela ESPN, será anunciada oficialmente nos próximos dias. A decisão foi tomada em conjunto com sua família após um recente episódio de saúde que acendeu um sinal de alerta no São Paulo e no próprio atleta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O caso ocorreu durante um exame de rotina no CT da Barra Funda. No procedimento, Oscar desmaiou repentinamente e ficou desacordado por quase um minuto. Imediatamente, o jogador foi encaminhado ao Hospital Albert Einstein, onde permaneceu internado por cinco dias para uma série de avaliações médicas. Os exames apontaram uma síncope vasovagal, condição caracterizada por queda súbita da pressão arterial e diminuição dos batimentos cardíacos, levando à perda temporária de consciência.

LEIA MAIS: São Paulo mira três jogadores do Fortaleza para 2026
LEIA MAIS: Clubes pressionam a CBF por freio nos gramados sintéticos antes da temporada 2026

Após a internação, a possibilidade de aposentadoria passou a ganhar força. O São Paulo aguardava uma manifestação do jogador e não estipulou prazo para seu retorno aos treinamentos, deixando a decisão totalmente a seu critério. Com o anúncio iminente do fim da carreira, o clube planeja oferecer a Oscar um cargo no departamento de futebol, aproveitando sua experiência e vínculo histórico com o Tricolor. O meia tem contrato com o São Paulo até o fim de 2027.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Revelado pelo próprio São Paulo, Oscar deixou o clube ainda jovem após uma disputa judicial trabalhista envolvendo questões contratuais. Ele se transferiu para o Internacional, onde ganhou destaque nacional e chamou a atenção do futebol europeu. Em 2012, foi vendido ao Chelsea, da Inglaterra, onde permaneceu por quatro temporadas e se firmou como um dos principais meio-campistas brasileiros atuando no exterior.

Em 2017, Oscar foi negociado com o Shanghai SIPG (atual Shanghai Port), da China. No país asiático, tornou-se ídolo, acumulou títulos e passou a figurar entre os atletas mais bem pagos do mundo, permanecendo no clube por oito temporadas. Em 2025, decidiu retornar ao Brasil e ao São Paulo, encerrando um ciclo de quase uma década no futebol chinês. Pelo Tricolor nesta temporada, disputou 21 partidas, marcou dois gols e distribuiu cinco assistências.

Principais títulos de Oscar

PUBLICIDADE
  • Internacional: Recopa Sul-Americana, 2 Estaduais
  • Chelsea: 2 Premier League, Liga Europa e Copa da Liga Inglesa
  • Shanghai Port: 3 Chinese Super League, Copa da China e Supercopa da China
  • Seleção brasileira: Copa das Confederações
Better Collective