Home Futebol Remo anuncia contratação de técnico colombiano Juan Carlos Osorio

Remo anuncia contratação de técnico colombiano Juan Carlos Osorio

Será a terceira passagem do treinador de 64 anos pelo futebol brasileiro, depois de São Paulo e Athletico-PR

Luiz Gustavo Moreira
No jornalismo desde 2011, já foi setorista do Botafogo e do Fluminense pelo Lance! e depois trabalhou em assessorias de imprensa. Respira esporte desde a infância e acompanha todo tipo de competição, principalmente se for de futebol, basquete ou futebol americano.
Remo anuncia contratação de técnico colombiano Juan Carlos Osorio

Técnico trabalhou na Copa do Mundo de 2018 (Crédito: Jacob Kupferman/CSM via ZUMA Wire)

Recém-promovido à Série A do Campeonato Brasileiro, o Remo definiu seu novo comandante para a temporada e anunciou a contratação de Juan Carlos Osorio. O acerto com o treinador colombiano de 64 anos foi confirmado pelo clube paraense por meio das redes sociais e marca uma aposta clara na experiência para tentar manter o Leão Azul na elite do futebol nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esta será a terceira passagem de Osorio pelo futebol brasileiro. Antes, ele comandou o São Paulo, em 2015, e o Athletico-PR, em 2024. Apesar de não ter obtido grande sucesso nas experiências anteriores no país, o técnico chega ao Baenão com a missão de dar estabilidade ao elenco e buscar resultados suficientes para evitar o rebaixamento.

LEIA MAIS: Internacional confirma Paulo Pezzolano como técnico para 2026
LEIA MAIS: Zubeldía indica dupla de argentinos para Fluminense tentar contratar

Osorio substitui Guto Ferreira no comando do Leão Azul

Juan Carlos Osorio chega para ocupar o lugar de Guto Ferreira, responsável pela campanha do acesso na Série B, mas que não teve seu contrato renovado após o fim da competição. A diretoria do Remo optou por uma mudança de perfil, apostando em um treinador com bagagem internacional e passagens por seleções e clubes tradicionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O colombiano desembarca em Belém com o status de técnico de Copa do Mundo. Em 2015, deixou o São Paulo para assumir a seleção do México, participando de todo o ciclo até a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Na ocasião, os mexicanos foram eliminados nas oitavas de final após derrota por 2 a 0 para o Brasil.

Passagens recentes e números do treinador colombiano

No Athletico-PR, Osorio teve uma passagem curta, durando pouco mais de dois meses. Ele foi demitido após a derrota por 1 a 0 para o Londrina, no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. Apesar de ter sido o primeiro revés no comando do Furacão, o desgaste interno com diretoria e elenco pesou para a decisão.

Desde março, Osorio estava sem clube, após deixar o Tijuana, do México, equipe que assumiu em maio de 2024. Pelo clube mexicano, somou 34 jogos, com 12 vitórias, seis empates e 16 derrotas.

PUBLICIDADE

No São Paulo, o colombiano comandou a equipe em 29 partidas, conquistando 13 vitórias, além de sete empates e nove derrotas. Já no Athletico-PR, teve seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

PUBLICIDADE

Carreira internacional reforça aposta do Remo

Além das passagens pelo Brasil, Osorio acumula trabalhos em clubes tradicionais como Chicago Fire e New York Red Bulls (Estados Unidos), Once Caldas, Atlético Nacional e América de Cali (Colômbia), Puebla (México), Zamalek (Egito), além da seleção do Paraguai. O currículo pesado foi determinante para a aposta do Remo em sua experiência para a Série A.

Better Collective