Problema do Santos para renovar com Neymar não é dinheiro (Credit: SPP Sport Press Photo. /Alamy Live News)
O Santos não disputou as primeiras posições em nenhum dos torneios dos quais disputou em 2025. No entanto, nesta janela de transferências, virou o centro das atenções do futebol brasileiro. Não somente pelo interesse em Gabigol, mas também pela novela da renovação do craque Neymar por mais seis meses. Ou seja, até a Copa do Mundo.
As negociações entre o staff do astro brasileiro e o clube santista começaram pouco antes do fim do Campeonato Brasileiro. No entanto, ainda não houve o acerto. Embora as tratativas estejam na mesa do presidente Marcelo Teixeira, o diretor de futebol santista, Alexandre Mattos, acompanha o caso. Em entrevista ao GE, o dirigente fez questão de afirmar que dinheiro não é o problema para o clube nessa negociação.
“Vou pedir sensibilidade, porque é óbvio que é um assunto do tamanho que tem e é resolvido pelo presidente. Obviamente, conversamos muito. Quero dizer que ele está no Santos porque quer, e ele quer porque está feliz de estar no Santos. O financeiro nunca foi o entrave ou uma necessidade de mudanças”, disse.
“O projeto esportivo do Neymar, quando vem para o Santos, ele sabe que está se reconstruindo, vindo de uma Série B, e seria difícil brigar para ser campeão brasileiro, embora a gente tenha trabalhado para isso. Neymar está aqui porque quer, vejo ele muito feliz”, completou.
Leia mais: CEO do Grêmio: “Flamengo quer transformar Brasileirão na Bundesliga”
Leia mais: Brasília deve sediar primeira final única da Copa do Brasil em 2026
Sem pressa para o acerto
Desde o início das negociações, as duas partes envolvidas sempre mostraram otimismo e cautela para resolver as questões referentes à extensão do contrato. É exatamente o que o dirigente revelou. Na visão de Mattos, as coisas serão resolvidas de forma natural, já que é um desejo mútuo. Tanto o Santos quanto Neymar e seu staff estão felizes no clube.
“Acho que é uma coisa que vai acontecer naturalmente. É a casa dele e sempre estará de braços abertos. Acho que isso vai acontecer de maneira natural, no seu tempo. Ele está de férias, precisa resolver algumas coisas dele e o presidente está tratando de uma maneira que tem que ser”, afirmou.
Neste momento, Neymar tem dois contratos com o Santos. No primeiro, referente ao jogador, pelos serviços prestados dentro do campo. Nele, Neymar tem um custo mensal de cinco jogadores “normais”. No outro contrato, com a NR Sports, empresa dos pais do jogador, se refere aos direitos e à exploração da imagem do astro. Somente neste contrato, o Santos se comprometeu a pagar R$ 85 milhões até o fim de 2026, de forma parcelada.
Dirigente exalta esforço de Neymar
Alexandre Mattos relembrou a reta final do Campeonato Brasileiro. Faltando três rodadas, Neymar detectou um problema no joelho esquerdo. Portanto, deveria desfalcar o time nos jogos finais. No entanto, preferiu jogar no sacrifício. Mattos revelou que ouviu um médico dizer que o craque não teria mais condições de jogo antes da cirurgia.
“Neymar é fundamental. Acredito que o primeiro objetivo do Neymar era ajudar o Santos. Escutei em algum momento o médico dizendo que dificilmente ele jogaria os últimos três jogos. Algumas horas depois fui conversar com ele e ouvi: ‘Vou jogar de qualquer jeito’”, revelou.
“Ele tem dois amores no futebol: Santos e a seleção brasileira. Quantas vezes ele jogou no sacrifício pela Seleção? Ele é a cara da Seleção. Falando de Santos, ele é fundamental. Acredito que o Neymar bem e fundamental para o Santos será fundamental para nós, brasileiros, que queremos a Seleção campeã novamente”, concluiu.
Na ocasião, Neymar entrou em campo contra o Juventude, marcando três gols, e contra o Cruzeiro na última rodada. Assim, o Santos escapou do rebaixamento.

