Endrick marcou três gols na mesma partida pelo Lyon (Credit Image: © Matthieu Mirville/ZUMA Press Wire)
O atacante Endrick segue chamando a atenção no futebol francês. Neste domingo, o Lyon venceu o Metz por 5 a 2, fora de casa, na Decathlon Arena, pela 19ª rodada do Campeonato Francês, e o atacante foi o grande nome da partida, ao marcar três gols no confronto. Kluivert e Morton completaram o placar, enquanto Kouao e Diallo descontaram.
Portanto, esta foi a primeira vez que o atacante de 19 anos marcou um hat-trick em uma mesma partida desde que se tornou profissional, em 2023. Depois da passagem de sucesso pelo Palmeiras, o atacante perdeu espaço no Real Madrid com a chegada do técnico Xabi Alonso.
A vitória contundente do Lyon colocou a equipe com 36 pontos e, portanto, manteve-se na quarta posição da tabela. Enquanto isso, o Metz é o lanterna da competição. Endrick e o Lyon voltam a campo agora na próxima quarta-feira, contra o PAOK, da Grécia, em casa, pela oitava rodada da Liga Europa.
Será mais uma oportunidade para o jogador do Real Madrid provar ao treinador da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, que tem condições de ir à Copa do Mundo. Este é um dos grandes objetivos de Endrick em sua passagem pela equipe francesa: minutos a mais de jogo e gols.
Endrick já é considerado xodó na França
A chegada de Endrick ao Lyon mudou o astral da equipe. Em apenas três jogos, o jogador marcou quatro vezes e deu uma assistência, fazendo, assim, jus ao status de titular absoluto que o treinador português Paulo Fonseca prometeu durante as tratativas para o empréstimo.
Antes mesmo do show, as redes sociais do clube colocaram o brasileiro em destaque e trouxeram alguns números de Endrick na partida contra o Brest. Naquela ocasião, mesmo não fazendo gols, o atacante foi quem mais venceu duelos (13). Endrick também foi quem mais deu dribles completos (9) e passes que resultaram em chutes a gol (5), além de mais toques na bola na área adversária (12).
Jornais da Espanha impressionados
Depois do show deste domingo, o jornal Marca, da Espanha, destacou a bela atuação de Endrick e chamou o seu momento na França como “Endrickmania”.
“‘Endrickmania’ foi oficialmente desencadeada no Olympique Lyon”, escreveu.
Outro jornal espanhol, o As, foi além. A publicação se empolgou com a atuação do jovem brasileiro e classificou o jogo como um “escândalo”:
“No ritmo de um guepardo, como se não houvesse amanhã, como se cada jogo fosse o último de sua carreira, uma carreira que ainda não começou agora, Endrick brilhou novamente com o Olympique Lyon”, publicou.
Em outro trecho, o diário destacou o preparo físico de Endrick, além da fácil adaptação ao clube.
“Ele foi decisivo nas três partidas que disputou, demonstrando um nível impressionante de fisicalidade, jogo e confiança. O Lyon passou de um grande time para um time temível no ataque. Endrick veio ao futebol francês para varrer, não para se provar”, escreveu em outro trecho.

