Home Futebol Danilo, do Flamengo, fala sobre aposentadoria no final de 2026 e próximos passos no futebol

Danilo, do Flamengo, fala sobre aposentadoria no final de 2026 e próximos passos no futebol

Zagueiro pretende parar de jogar ao término da atual temporada, mas não descarta adiar mais um ano

Luiz Gustavo Moreira
No jornalismo desde 2011, já foi setorista do Botafogo e do Fluminense pelo Lance! e depois trabalhou em assessorias de imprensa. Respira esporte desde a infância e acompanha todo tipo de competição, principalmente se for de futebol, basquete ou futebol americano.
Danilo, do Flamengo, fala sobre aposentadoria no final de 2026 e próximos passos no futebol

Danilo conquistou o título da Libertadores pelo Flamengo e dedicou à família (Gilvan de Souza / Flamengo)

O zagueiro Danilo, um dos líderes do elenco do Flamengo, abriu o jogo sobre o futuro de sua carreira. Prestes a completar 35 anos, o defensor revelou que sempre teve 2026 como uma referência para encerrar sua trajetória dentro de campo, embora ainda deixe a porta aberta para uma possível renovação, dependendo de fatores físicos, mentais e profissionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o próprio atleta, o atual contrato com o Rubro-Negro foi pensado como o último grande desafio de sua carreira. Além disso, a possibilidade de disputar mais uma Copa do Mundo com a seleção brasileira também pesa na decisão. Portanto, Danilo prefere analisar cada etapa com calma antes de bater o martelo.

LEIA MAIS: Clássico francês e reencontro de Mourinho e Real: veja confrontos dos playoffs da Champions

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Danilo quer encerrar a carreira em alto nível no Flamengo

Em entrevista ao GE, Danilo destacou que não pretende se arrastar nos gramados nos últimos anos de carreira. Pelo contrário, o objetivo é encerrar a trajetória atuando em alto nível, defendendo um clube competitivo como o Flamengo.

O zagueiro explicou que, se ao final da temporada estiver bem fisicamente, motivado mentalmente e em sintonia com o clube, existe a chance de seguir por mais um ano. No entanto, o plano principal ainda é se despedir dos gramados ao fim de 2026, após um ano especial marcado pela disputa da Copa do Mundo.

— Meu pensamento é que essa seja a minha última temporada, que em dezembro eu deixe de jogar. Se chegar no final do ano e eu estiver me sentindo bem mentalmente, fisicamente e tiver ainda uma empatia grande com o Flamengo, certamente poderia fazer mais um ano. Mas nesse momento meu pensamento é fazer essa temporada da melhor maneira possível, ano de Copa do Mundo… E depois deixar de jogar. Até porque sempre foi o meu objetivo deixar de jogar em um nível importante e não arrastando, jogando pouco — afirmou.

PUBLICIDADE

Convites da Europa e futuro fora das quatro linhas

Mesmo ainda em atividade, Danilo já recebe sondagens para seguir trabalhando no futebol após a aposentadoria. Antes mesmo de assinar com o Flamengo, o defensor foi procurado por clubes europeus interessados em um modelo que é cada vez mais comum: atuar como jogador por um período e, depois, assumir uma função de gestão ou na comissão técnica.

PUBLICIDADE

A Juventus, clube onde teve passagem marcante, foi um dos clubes que entrou em contato. Além disso, a permanência no próprio Flamengo também está no radar. No entanto, nenhuma decisão será tomada no curto prazo.

Experiência com Guardiola influencia planos de Danilo

Um dos pontos que mais moldaram a visão de futebol de Danilo foi sua passagem pelo Manchester City, sob o comando de Pep Guardiola. O zagueiro afirma que a experiência o fez entender melhor os espaços, o tempo das jogadas e a leitura tática do jogo.

Atualmente, ele já contribui com os companheiros dentro de campo e em conversas estratégicas, embora deixe claro que respeita totalmente a comissão técnica. Mesmo assim, o desejo imediato após pendurar as chuteiras é descansar, aproveitar a família e viver fora do futebol antes de assumir um novo papel na modalidade.

Portanto, o futuro de Danilo no Flamengo e no esporte ainda está em aberto, mas uma coisa é certa: o zagueiro quer encerrar sua carreira no mais alto nível e iniciar uma nova fase com planejamento e propósito.

PUBLICIDADE
Better Collective