DESTAQUE
Descubra por onde anda a seleção de 2002
O time, comandado por Carlos Alberto Parreira, sofreu com lesões pouco antes e na véspera do Mundial. Pouco antes do início da Copa, a equipe perdeu o zagueiro Ricardo Gomes. Durante, a baixa foi o companheiro de zaga, Ricardo Rocha. E o capitão Raí perdeu o posto (e a vaga de titular) ao longo do torneio para Dunga.
Confira onde estão cada jogador da Copa de 1994.
1) Taffarel (goleiro) – É o atual preparador de goleiros da seleção brasileira. Tem 48 anos e se aposentou em 2003, no Parma.
2) Jorginho (lateral) – Se tornou treinador após se aposentar no Fluminense, em 2002. Atualmente, comanda o Al-Wasl, dos Emirados Árabes. Está com 49 anos.
3) Ricardo Rocha (zagueiro) – Foi comentarista do Sportv durante a Copa do Mundo. Tem 51 anos e encerrou a carreira no Flamengo, em 1998.
4) Ronaldão (zagueiro) – Foi cartola na Ponte Preta e, atualmente, trabalha como empresário. Tem 49 anos e pendurou as chuteiras na Ponte Preta, em 2002.
5) Mauro Silva (volante) – Tem 46 anos e se tornou empresário de jogadores e também atua no ramo imobiliário. Também será auxiliar técnico convidado da seleção brasileira nos jogos de setembro.
6) Branco (lateral) – Se tornou treinador. O último clube foi o Guarani, em 2013. Antes, foi cartola do Fluminense entre 2006 e 2009. Está com 50 anos.
7) Bebeto (atacante) – É deputado estadual no Rio de Janeiro e tentará a reeleição. Usa o nome “Bebeto Tetra” nas urnas. Tem 50 anos e encerrou a carreira no Al-Ittihad, da Árabia Saudita.
8) Dunga (volante) – É o atual técnico da seleção brasileira. Está com 51 anos.
9) Zinho (meia) – Aos 47 anos, é gerente de futebol no Santos, mesmo cargo que exerceu no Flamengo. Antes, foi técnico.
10) Raí (meia) – É criador e um dos dirigentes da Fundação Gol de Letra, entidade social para crianças carentes. Tem 49 anos.
11) Romário (atacante) – É deputado federal, eleito pelo Rio de Janeiro. Vai concorrer a uma vaga ao Senado nas eleições. Está com 48 anos.
12) Zetti (goleiro) – É dono de uma escola de goleiros. Tem 49 anos e encerrou a carreira no Sport, em 2001.
13) Aldair (zagueiro) – Aos 48 anos, costuma fazer atuações no showbol.
14) Cafu (lateral) – O então reserva da lateral direita está aposentado. Tem 44 anos e dirige uma entidade social.
15) Márcio Santos (zagueiro) – Fixou residência em Balenário Camboriú, em Santa Catarina. Tem um shopping na cidade. Em 2013 se tornou vice-presidente de futebol do Blumenau Esporte Clube. Tem 44 anos.
16) Leonardo (lateral) – Aos 44 anos, já foi dirigente e técnico do Milan, técnico da Inter de Milão e dirigente no Paris Saint-Germain.
17) Mazinho (volante) – Se tornou treinador do Aris Salônica, da Grécia, em 2009. É pai dos irmãos Thiago e Rafael Alcântara, também jogadores. Está com 48 anos.
18) Paulo Sérgio (atacante) – Aos 45 anos, é o secretário de Esportes de Barueri. Encerrou a carreira em 2003, no Bahia, e foi técnico do Red Bull Brasil em 2008.
19) Müller (atacante) – Deixou de ser comentarista esportivo para assumir o comando do Grêmio Maringá. É técnico e diretor de futebol da equipe. Está com 48 anos.
20) Ronaldo (atacante) – À época, o Fenômeno era apenas Ronaldinho. Hoje, aos 37 anos, é dono de agência de comunicação, faz parte do time da PokerStars e foi integrante do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014.
21) Viola (atacante) – Chegou a ser preso por alguns dias em outubro de 2012 por desacato e porte ilegal de arma. Está aposentado e tem 45 anos.
22) Gilmar (goleiro) – É o atual coordenador-geral de seleções da CBF. Com 55 anos, também foi empresário de jogadores.
Carlos Alberto Parreira (técnico) – Com 71 anos, foi coordenador-técnico da seleção brasileira que disputou a Copa de 2014.