Home Esportes Olímpicos Confira as cinco jogadoras bicampeãs olímpicas de vôlei pelo Brasil

Confira as cinco jogadoras bicampeãs olímpicas de vôlei pelo Brasil

A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei entra em quadra entre os dias 2 e 4 de agosto na disputa do Pré-Olímpico, competição que classifica para a próxima Olimpíadas em Tóquio 2020. O Brasil irá jogar em casa e conta com o apoio da torcida. As equipes serão dividas em grupos com quatro seleções cada e todas se enfrentam. As que mais pontuarem garantem a vaga antecipadamente. O Japão já está confirmado por ser o país sede.

Carlos Henrique Correia
Colaborador do Torcedores.com.

Para refrescar a memória dos torcedores separamos cinco, das mais importantes jogadoras que conquistaram o bicampeonato olímpico com a seleção nacional.

1. Sheilla Castro

A jogadora, que atua na posição de oposta, é considerada por muitos umas das maiores jogadoras de todos os tempos. O currículo condiz com esse título. São duas medalhas de ouro nos jogos olímpicos e inúmeros outros títulos pelos clubes por onde passou e, principalmente, pela Seleção. Sheilla está, no momento, afastada das quadras por dar à luz a duas meninas recentemente.

PUBLICIDADE

2. Thaísa Menezes

A meio-de-rede é mais uma que fez parte da super geração de bi-campeãs Olímpicas. Pela Seleção, Thaísa conta diversas medalhas por diferentes torneios: Mundiais, Copa do Mundo, Grand Prix, Copa dos Campeões, Pan-Americanos, entre outros. Atualmente, joga no clube Barueri/Hinode, que disputa a Superliga nacional.

3. Jaqueline Carvalho

A pernambucana, que começou sua carreira aos 11 anos jogando pelo clube da escola, teve sua primeira convocação para a Seleção juvenil em 2001, aos 17 anos, e já foi eleita a melhor jogadora do Mundial da categoria. Presente nas duas principais conquistas da história com o time nacional, Jaque se destacou por onde passou.

PUBLICIDADE

A jogadora começou como oposta,  porém, após duas cirurgias no joelho, passou a atuar também como ponteira-passadora, começou a atacar, recepcionar e defender. No ano passado, após 18 anos, se despediu da Seleção Brasileira de vôlei.

4. Fabiana Alvim (Fabi)

A pequena Fabi, maior líbero de todos os tempos, encerrou a carreira no ano de 2018. Fez história com o bicampeonato Olímpico, além de outros diversos títulos, e no clube, Rio de Janeiro, por onde jogou 13 anos e foi decacampeã da Superliga.

Ganhou títulos individuais, como o MVP do Campeonato Sul-Americano de 2009. Hoje, Fabi participa como comentarista em transmissões de jogos da Seleção Brasileira na TV.

5. Fabiana Claudino (Fabizona)

A mineira, de 1,94 m de altura, começou sua carreira no Minas Tênis Clube. Ficou pouco mais de cinco meses na escolinha e já foi promovida ao time infantil, onde teve sua primeira convocação para a Seleção Sub-18. Já no time adulto do Minas, conquistou sua primeira Superliga na temporada 2001/02.

PUBLICIDADE

Fabiana disputou a Olimpíada de Atenas, em 2004, ainda como reserva. Ganhou espaço e em 2005 conquistou a Copa dos Campeões. Desde então, não parou mais. Conquistou o ouro Olímpico nas duas edições seguintes do torneio e também prêmios individuais, como o de MVP do Top Volley 2012.