Home Futebol Flamengo será auditado por uma Big Four; entenda o que é e sua importância

Flamengo será auditado por uma Big Four; entenda o que é e sua importância

Depois de alguns anos juntos, a parceria entre Flamengo e Ernst&Young deu um passo a mais. E este de extrema importância em relação a finanças e mercado. O rubro-negro anunciou nessa sexta-feira (17) que terá suas contas auditadas pela EY, denominada Big Four. Ou seja, uma das quatro maiores empresas contábeis e de consultoria no mundo. Equipes como Barcelona e Real Madrid, por exemplo, também fazem parte desse grupo de clubes auditados pela EY.

Matheus Leal
Setorista e editor-assistente do Torcedores.com

Um processo de Due Dilligence – análise financeira, contábil, legal e de riscos e seguros – realizado no ano passado, mostrou que o Flamengo estava apto a receber auditoria de uma Big Four, algo pioneiro e inédito no futebol brasileiro. Vale lembrar que já há uma parceria firmada com a Ernst&Young desde 2013, com a entrada do ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, no entanto a EY fazia apenas a consultoria financeira do clube.

“Foi um trabalho de consultoria em diversas partes. Foi uma consultoria de gestão. Analisamos as pastas, finanças, fluxo de caixa e procuramos resgatar a credibilidade do clube junto ao mercado. Foi uma coragem muito grande do Flamengo em abrir mão de alguns anos de competitividade pensando em longo prazo. E o resultado já está sendo possível notar”, explicou Pedro Daniel, sócio da EY, que esteve envolvido em todo o processo, em entrevista ao Torcedores.com no início deste ano.

PUBLICIDADE

Mas o que isso de fato significa e quais as vantagens que o Flamengo pode ter?

Ser auditado por uma das Big Four reflete na credibilidade junto aos patrocinadores, que confiam na destinação e retorno dos investimentos realizados no clube, podendo atrair grandes aportes, inclusive, do exterior. Além da confiança junto aos bancos para a obtenção de crédito com juros menores.

PUBLICIDADE

O especialista e sócio da Ernst&Young, Pedro Daniel, explicou também a importância desse processo e qual a visão que isso passa ao mercado. Segundo ele, é uma mudança significativa de patamar para uma equipe que há pouco tempo era vista como grande devedora.

“Ser auditado por uma Big Four traz algumas vantagens. Não só de credibilidade, mas no mercado. Ela verifica vários setores e dá uma segurança de investimento maior. Logo, você fica mais atrativo pro mercado. As Big Four só auditam se elas sentirem confiança na empresa ou, no caso, clube. Um dos benefícios é na questão do crédito. Vamos supor que o Flamengo queira a iniciar construção do seu estádio e precise de um empréstimo bancário. Os juros, por ser uma empresa responsável, serão muito menores”, analisou.

Além disso, ressaltou: o Flamengo ainda não atingiu o topo.

“O Flamengo tem um potencial muito elevado e ainda não atingiu o topo. Mudou o posicionamento e agora lidera as discussões dentro do futebol brasileiro. Hoje, toda discussão nos bastidores passa ou é encabeçada pelo Flamengo”, disse.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Flamengo planeja retirar cadeiras de setores e ampliar capacidade do Maracanã após Copa América

Saiba quanto os clubes vão ganhar de cotas de TV aberta no Brasileirão 2019

Saiba quanto os clubes vão ganhar de cotas de pay-per-view no Brasileirão 2019

PUBLICIDADE