Home Futebol Mãe de Bernardo, Tamires já se afastou duas vezes do futebol; hoje brilha na seleção feminina

Mãe de Bernardo, Tamires já se afastou duas vezes do futebol; hoje brilha na seleção feminina

Única mãe entre as jogadoras, a lateral-esquerda Tamires já pensou em parar de jogar após nascimento do filho. Mas a paixão pelo esporte falou mais alto

Verônica Jensen
Mãe, maratonista, colaboradora do Torcedores, amante de esportes, organizadora de eventos esportivos e turismóloga. E o meu dia tem 24h!
Tamires

Foto: CBF

O sonho de toda criança é ser jogador de futebol. E com Tamires não foi diferente. Porém, desde pequena, quando jogava com seus irmãos e amigos, ouvia comentários nada agradáveis. E já imaginava que não teria sucesso no futuro.

PUBLICIDADE

Ainda bem que ela estava enganada! Moradora de Caeté, cidade a 50km de Belo Horizonte, se mudou para São Paulo aos 15 anos para tentar a sorte no Juventus. E sua vida mudou, de todas as formas. No clube, conheceu César, seu marido; aos 21 anos, tanto ela quanto ele jogavam no time da Rua Javari e descobriram que a família aumentaria.

Para a jogadora, foi um choque descobrir que se tornaria mãe no momento em que sua carreira decolava. E, no primeiro momento, pensou que o futebol havia acabado para ela.

PUBLICIDADE

Mas, com o apoio da família e do marido, deu a volta por cima e, depois de ganhar o Bernardo, procurava times de futsal para ficar na ativa. Em 2010, sua volta ao futebol estava se concretizando. Com a criação do time do Atlético-MG, Tamires foi convidada para integrar o elenco.

De São Paulo, a família se mudou para Belo Horizonte; sua volta não foi das mais fáceis. Fora de ritmo, precisou intensificar os treinamentos. Tanta dedicação e a lateral-esquerda voltou à boa forma.

A distância atrapalhou

Com Tamires atuando pelo Galo e César defendendo a Patrocinense, distante mais de 600km de Belo Horizonte, a rotina da família mudou. Viagens frequentes dos dois e Bernardo sendo cuidado pela avó, mãe de Tamires. Essa logística durou pouco mais de um ano.

Pensando no bem estar do filho, a pausa na carreira veio novamente. Tamires largou o Atlético-MG e foi acompanhar o marido em Patrocínio. Prática comum, não só no futebol; geralmente a mãe é quem larga o trabalho para cuidar dos filhos.

PUBLICIDADE

Entretanto, essa pausa foi rápida. César mudou de equipe e foi jogar em um clube perto de São Paulo. E Tamires participou de testes no Centro Olímpico, tradicional equipe paulistana. em 2013, a lateral-esquerda estava de volta ao esporte.

E a seleção brasileira agradece. Atuando pelo clube, ela foi convocada para defender a camisa do Brasil. De 2013 até agora, a jogadora participou da Copa do Mundo 2015, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, Jogos Olímpicos Rio 2016 e agora, sua segunda Copa do Mundo.

Vida nova, novamente

Após o Pan-Americano 2015, Tamires foi contratada pelo Fortuna Hjorring, time da Dinamarca. E foi a vez de César abdicar de sua carreira e acompanhar a esposa!

No novo país, o filho do casal teve dificuldades de adaptação; Bernardo estava com 4 anos na época e a língua foi um grande problema. Mas, as crianças ensinam muitas coisas para os adultos e, de uma hora para outra, estava adaptado, inclusive na escola.

PUBLICIDADE

César também teve alguma dificuldade; hoje em dia trabalha no mesmo clube de Tamires, além de auxiliar a equipe nos treinamentos. Assim, ela e César conseguem dividir os cuidados com o filho, de 8 anos.

Na reportagem ao site Dibradoras, Tamires foi perguntada qual a parte mais difícil de sua profissão. Para ela, as viagens longas, quando fica quase um mês sem voltar para casa e, consequentemente, sem ver seu filho e marido.

Para ela, a mulher precisa ter uma estrutura para que possa engravidar, com respaldo de um clube, e voltar ao esporte, sem deixar o sonho acabar.

E ela assegura que ter um filho foi a coisa mais maravilhosa que aconteceu em sua vida. E chegar do treino e vê-lo abrir a porta com sorriso e abraço, é um presente.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: 

Pela primeira vez, seleção brasileira feminina de futebol terá camisa exclusiva

Jogadoras da Seleção Brasileira são recebidas por crianças em treino para o jogo contra a Austrália