Home Futebol 10 fatos da história que fazem qualquer torcedor do Corinthians se emocionar

10 fatos da história que fazem qualquer torcedor do Corinthians se emocionar

Do título da Libertadores ao gol redentor de Basílio em 1977, o corintiano tem muito do que se orgulhar

BMG
Colaborador do Torcedores
Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro contra o Atlético-GO

(Photo by Miguel Schincariol/Getty Images)

Se você é torcedor do Corinthians, conhece bem a expressão “corintiano, maloqueiro e sofredor”. Para os alvinegros, nada é fácil – mesmo nas conquistas. Em quase 109 anos de história, são muitos títulos, gols e momentos marcantes.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Torcedores separou dez fatos que fazem qualquer torcedor do Corinthians se emocionar. Você concorda com a lista?

PUBLICIDADE

1 – Gol de Basílio

O Corinthians sofria, em 1977, com uma seca de quase 23 anos sem título algum. No Campeonato Paulista daquele ano, entretanto, veio a redenção. No dia 13 de outubro, o Timão venceu a Ponte Preta por 1 a 0 no Morumbi e conquistou a tão esperada taça – mas não foi fácil. O gol redentor, marcado por Basílio, aconteceu depois de um bate-rebate que não sai até hoje da cabeça dos corintianos.

2 – Defesa do Cássio e gol do Paulinho na Libertadores 2012

Jogo de volta das quartas de final da Libertadores – torneio que, até então, o Corinthians nunca havia conquistado. O primeiro confronto, no Rio, terminou empatado por 0 a 0. Na volta, no Pacaembu, o Vasco, com Diego Souza, teve chance de marcar aos 18 minutos do segundo tempo – o que encaminharia a classificação cruzmaltina -, mas Cássio, milagrosamente, defendeu o chute do jogador vascaíno, que estava sem marcação e de cara para o gol. Aos 42 minutos, com as chances de penalidades se aproximando, Paulinho, então volante corintiano, cabeceou para marcar e classificar o Timão às semifinais do torneio continental. Na comemoração, a festa foi tanta que o jogador subiu no alambrado e abraçou um sortudo torcedor.

PUBLICIDADE

3 – Título da Libertadores contra o Boca

Depois dos duelos emocionantes contra o Vasco nas quartas e das semis contra o Santos, o Timão enfrentou o Boca Juniors na grande final da Libertadores. Na primeira partida, na Bombonera, um gol do xodó Romarinho, aos 40 do segundo tempo, garantiu o empate por 1 a 1. Na volta, no Pacaembu, os dois gols de Sheik não saem da memória dos corintianos. Depois de muita espera, o Timão conquistou a tão sonhada Libertadores.

4 – Gol do Ronaldo contra o Palmeiras

Depois de 15 anos na Europa, Ronaldo voltou ao futebol brasileiro para defender o Timão, em 2009. Em sua segunda partida, um clássico contra o Palmeiras, o Fenômeno marcou o primeiro gol com a camisa alvinegra. De cabeça, quase no final do confronto, o centroavante fez o gol do empate no Dérbi. Na comemoração, subiu no alambrado do estádio, em Presidente Prudente, que chegou a quebrar com tanta euforia dos torcedores.

PUBLICIDADE

5 – Título do Brasileirão de 2011 e homenagem ao Sócrates

O Doutor Sócrates, ídolo do Timão, morreu na madrugada do dia 4 de dezembro de 2011 – mesma data em que o Corinthians conquistou o pentacampeonato do Brasileirão, na última rodada da competição, contra o Palmeiras. Antes do jogo, os jogadores corintianos fizeram uma homenagem ao ídolo, repetindo o gesto característico do punho direito cerrado erguido.

6-  Invasão do Maracanã em 1976

Em 5 de dezembro de 1976, o Rio de Janeiro foi invadido por corintianos apaixonados pelo clube. Por volta de 70 mil alvinegros invadiram a cidade carioca para assistir à semifinal do Brasileirão daquele ano. O jogo terminou empatado por 1 a 1 e foi decidido nos pênaltis. O Timão levou a melhor e se classificou à final da competição, mas acabou perdendo o título para o Internacional.

PUBLICIDADE

7 – Mundial de 2000

A conquista do primeiro Mundial de Clubes é inesquecível para os corintianos. Na primeira fase, a equipe empatou por 2 a 2 com o Real Madrid. Na final, contra o Vasco, no Maracanã, o Corinthians conquistou o título nos pênaltis, depois de um empate por 0 a 0 com a bola rolando.

8 – Mundial de 2012

O bi mundial do Corinthians veio contra o Chelsea, no Japão, em 2012. Naquele dia 16 de dezembro, o goleiro Cássio fez milagres nos ataques do time inglês, e o peruano Paolo Guerrero, camisa 9 do Timão, fez o gol que garantiu mais um Mundial para o Alvinegro.

PUBLICIDADE

9 – Gol do Tupãzinho na conquista do primeiro Brasileirão

O primeiro título brasileiro do Corinthians veio em uma final contra o São Paulo, em 1990. O Timão venceu as duas partidas da decisão por 1 a 0. No segundo jogo, no Morumbi, um gol de Tupãzinho, para um público de mais de 100 mil pessoas, garantiu o título do Timão.

10 – Democracia corinthiana

Durante a década de 80, o Corinthians, que foi bicampeão paulista em 1982 e 1983, teve jogadores como Sócrates, Casagrande e Wladimir. O presidente Waldemar Pires indicou o sociólogo Adílson Monteiro Alves para ser diretor de futebol do clube. A partir de então, os atletas e outros funcionários passaram a ter participação nas decisões da equipe por meio de votações.

PUBLICIDADE

Você conhece o Meu Corinthians BMG?

BMG

O Banco BMG é especialista na oferta de produtos e serviços financeiros adequados às necessidades de seus clientes. Com 88 anos de atuação, se consolidou no financiamento ao consumo de pessoas físicas. Com 3,5 milhões de clientes ativos, disponibiliza um amplo portfólio de soluções por meio da rede de atendimento física – composta por mais de 500 lojas help! Loja de Crédito e mais de 2 mil correspondentes bancários em todo território nacional –, e da sua plataforma digital Meu BMG. O grupo ainda mantém a BMG Invest com foco em renda fixa; o BMG Seguros, direcionado exclusivamente ao Seguro Garantia; e parte da subadquirente Granito.

Leia mais:

PUBLICIDADE

Relembre 5 jogos marcantes do Corinthians no Brasileirão de 2019
10 defesas incríveis de Cássio com a camisa do Corinthians