Home Outros Esportes NFL 100 ANOS – Quais são as cinco franquias mais antigas da história da liga

NFL 100 ANOS – Quais são as cinco franquias mais antigas da história da liga

Com a temporada regular da NFL prestes a começar, o Torcedores conta um pouco da história da liga e mostra quais são as cinco franquias mais antigas da história

Antonio Carlos Junior
Jornalista graduado pela UNIP e verdadeiramente apaixonado por esportes. Já escrevi sobre diversas modalidades como futebol nacional e internacional, basquete, futebol americano, automobilismo, tênis, rugby e muitas outras. Redator do Torcedores.com desde 2018, possuo mais de 1000 produções. Atuo também como comentarista de jogos do NBB no Jumper Brasil.
NFL

Reprodução/NFL

A centésima temporada da NFL começa na próxima quinta-feira (05), com o duelo entre Green Bay Packers e Chicago Bears. Ambas as equipes fazem parte da NFC Norte e anualmente fazem dois jogos de uma rivalidade considerada por muitos como a  maior da liga.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Além disso, Bears e Packers tem outra curiosidade em comum: Fazem parte dos cinco times mais antigos da liga. No entanto, só o Bears esteve presente em todas as 100 temporadas da NFL.

Confira quais são as cinco franquias mais antigas da NFL:

Arizona Cardinals

Fundado oficialmente em 1898, o Cardinals começou sua história em Chicago, onde permaneceu até 1959, quando se mudou para St. Louis e, em 1987 se mudou para Phoenix, onde surgiria o Arizona Cardinals. Embora seja a franquia mais velha da história da NFL, o Cards não conquistou nenhum Super Bowl. Mas, a equipe soma dois títulos da era anterior a união entre AFL e NFL. Em 2008 a equipe ficou próxima de sair da fila. Os Cardinals venciam o Steelers por 23 a 20, mas, com 35 segundos para o fim, Ben Roethlisberger encontrou Santonio Holmes no fundo da endzone para marcar o touchdown da vitória da equipe de Pittsburgh.

PUBLICIDADE

Chicago Bears

O atual time da Chicago, o Bears, não iniciou sua trajetória na cidade. Em 1920 surgiu o Decatur Staleys, que logo no ano seguinte se mudaria para a cidade dos ventos e, em 1922, adotaria a alcunha de Bears. Antes da junção entre AFL e NFL, o Bears conquistou oito títulos. No entanto, desde a união, a equipe conquistou apenas um Super Bowl, em 1985. Comandados por uma das maiores defesas da liga, o Bears terminou a temporada regular com apenas uma derrota. Nos playoffs, passou por cima dos adversários e desmantelou o New England Patriots, vencendo por 46 a 10. Em 2006 a equipe chegou novamente ao Super Bowl, mas acabou derrotada pelo Indianapolis Colts.

Green Bay Packers

Fundado na pequena cidade de Green Bay, no Wisconsin, em 1919, o Packers se juntou à NFL dois anos depois e se tornou uma das mais vencedoras da história da liga. Ao todo, o Packers soma 13 títulos da NFL, nove da era pré-união e mais quatro Super Bowls. O último título foi em 2010, quando a equipe travou um grande duelo contra o Pittsburgh Steelers, mas acabou vencendo a partida por 31 a 25. Em sua história o Packers tende a contar com grande quarterbacks, como Bart Starr, Brett Favre e Aaron Rodgers.

New York Giants

Há 95 anos na NFL, o Giants foi fundado em 1925 e, em sua terceira temporada conquistou seu primeiro título. A equipe de Nova Iorque ainda venceria mais três campeonatos antes da unificação da NFL. Já na era do Super Bowl, o Giants seguiu sua rotina de conquistas e conquistou o troféu Vince Lombardi em quatro oportunidades. O mais impressionante foi, sem dúvidas, o XLII. A equipe enfrentou o New England Patriots, que chegou invicto ao Super Bowl, e bateu o time de Tom Brady e Bill Belichick por 17 a 14. Com 2:39 para o fim da partida, Eli Manning conduziu o Giants para um dos melhores drives da história. Os gigantes marcharam 83 jardas, anotaram o touchdown para se tornar uma das maiores zebras do esporte. E, ainda teve o famoso “helmet catch”.

Detroit Lions

A primeira temporada do Lions foi em 1930, mas a equipe se chamava Portsmouth Spartans, apenas quatro anos depois a franquia sairia de Ohio e iria para Detroit, surgindo assim o Lions. Embora seja a quinta franquia mais antiga da NFL, o Lions não conseguiu alcançar as glórias dos seus precedentes. A equipe conquistou quatro títulos na era pré Super Bowl e foi só. O Lions nunca chegou a grande final da NFL e, só avançou do wildcard em três das 12 vezes que chegou aos playoffs. Em seus 89 anos, dois jogadores ficaram marcados na história do Lions: o running back Barry Sanders, considerado por muitos o maior da posição na história da NFL e o wide receiver Calvin Johnson, conhecido por Megatron. Fato triste é que os dois se aposentaram no auge, cansados de perder com o Lions.

PUBLICIDADE

Leia mais:

NFL 100 ANOS – Por que Packers e Bears será o kickoff desta temporada?

BFA 2019: confira os resultados da nona semana do Brasileiro de Futebol Americano