Home Futebol No aniversário de Juninho Pernambucano, relembre como o brasileiro se tornou lenda no Lyon

No aniversário de Juninho Pernambucano, relembre como o brasileiro se tornou lenda no Lyon

Conhecido por seus gols de falta, o ídolo dos torcedores de Vasco da Gama e Lyon completa 45 anos de idade nesta quinta-feira (30)

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores.com.

A quinta-feira (30) é marcada pelo aniversário de um dos maiores (talvez o maior) batedores de falta da história do futebol mundial. As cobranças precisas de Juninho Pernambucano que resultavam em golaços deixam saudades até os dias de hoje, principalmente nos torcedores de Sport Recife, Vasco da Gama e Lyon. No dia em que o ex-jogador completa 45 anos, o Torcedores.com preparou um material especial sobre a trajetória do brasileiro para se tornar lenda no futebol francês.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O início

A carreira de Juninho no futebol começou na cidade em que nasceu (Recife), em um dos clubes mais tradicionais do Nordeste. Após dar os primeiros passos com a bola no futsal do Sport, migrou para as categorias de base do futebol de campo do clube, fazendo sua estreia como profissional em 1993.

O talento do meio-campista não demorou muito a aparecer e dar frutos ao Leão. Destaque na chamada geração de ouro do time pernambucano, o jovem foi peça fundamental nas conquistas do estadual e da Copa do Nordeste de 1994. O bom desempenho atraiu a atenção de vários clubes do país e a promessa acertou com o Vasco da Gama em 95.

PUBLICIDADE

Idolatria no Vasco

Os primeiros momentos de Juninho Pernambucano no Vasco não foram dos mais animadores. Os primeiros anos foram de instabilidade e um futebol que pouco empolgava torcedores e comissão técnica. O cenário passou a mudar em 1997, quando o meio-campista se tornou peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro, mostrando uma de suas principais marcas: os gols de falta.

Os anos seguintes foram extremamente vitoriosos para Juninho, que não demorou a alcançar o patamar de ídolo do Vasco, conquistando dois Campeonatos Brasileiros, um Carioca, uma Taça Libertadores da América, um Torneio Rio-São Paulo e uma Copa Mercosul.

Um dos momentos mais marcantes do “Reizinho da Colina” certamente foi o gol de falta marcado diante do River Plate na semifinal da Libertadores de 1998. O tento que garantiu a classificação do Cruzmaltino para a decisão da competição  está gravado para sempre na memória dos torcedores do clube.

Legado lendário no Lyon

Em 2001, após uma saída conturbada do Vasco, envolvendo uma ação judicial contra o clube, Juninho Pernambucano conseguiu se transferir para o Lyon, clube onde se tornaria uma lenda.

PUBLICIDADE

A chegada do brasileiro foi decisiva para a mudança de status do clube francês, tanto em termos de conquistas quanto em termos de reconhecimento. Em 2002, o meia conduziu o Lyon a seu primeiro título da Ligue 1, iniciando uma verdadeira dinastia que marcaria o domínio absoluto do futebol francês por parte da equipe na primeira década deste século.

No ano de 2003 veio o segundo título do Campeonato Francês em dois anos, tendo novamente Juninho como destaque. O brasileiro foi o principal artilheiro da equipe com 13 gols na competição. Nas temporadas seguintes vieram o terceiro, quarto, quinto e sexto e por fim, sétimo troféus consecutivos da Ligue 1, quebrando vários recordes nacionais.

Enquanto isso, o já ídolo da torcida continuava acumulando prêmios individuais. O desempenho em 2004 talvez seja o grande exemplo deste sucesso, já que Juninho Pernambucano foi eleito o melhor estrangeiro do futebol francês, fez parte da seleção da liga pela France Football e de quebra, faturou o prêmio de personalidade do ano na cidade de Lyon.

Ao todo foram 11 títulos (sete conquistas da Ligue 1, três Supercopas da França e uma Copa da França), 343 jogos, 100 gols, 65 assistências, belas cobranças de falta e uma relação inexplicável com a torcida do Lyon. Em maio de 2009 se despediu do clube, marcando seu centésimo gol e tendo a certeza de que estaria marcado para sempre na história do time como o maior ídolo de sua história.

PUBLICIDADE

Fim da carreira como jogador

Após a vitoriosa passagem pelo Lyon, Juninho seguiu para o Al-Gharafa, do Qatar, onde permaneceu por dois anos, conquistando quatro títulos. Retornou ao Vasco da Gama para duas passagens, intercaladas com um curto período atuando pelo New York Red Bull. Encerrou sua carreira como jogador pelo clube carioca em janeiro de 2014.

Retorno ao Lyon como diretor e homenagens

Após construir uma trajetória digna de uma lenda do clube, Juninho Pernambucano retornou ao Lyon na segunda metade 2019 para desempenhar a função de diretor esportivo.

Idolatrado pela torcida francesa, o brasileiro recebeu uma bela homenagem com um mosaico produzido pela torcida no primeiro jogo em casa do Lyon nesta edição da Ligue 1.

LEIA MAIS:

De volta ao Lyon, Juninho Pernambucano recebe homenagem da torcida; assista

PUBLICIDADE