Home Esportes Olímpicos Argentina vence Colômbia e garante vaga olímpica no vôlei feminino

Argentina vence Colômbia e garante vaga olímpica no vôlei feminino

Em pleno solo colombiano, argentinas calam ginásio e garantem vaga nos Jogos Olímpicos no vôlei feminino. Próximo desafio é em Tóquio

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Não daria pra descrever em palavras a alegria que as argentinas sentiram depois do jogo contra a Colômbia nesta quinta-feira (9). O jogo foi válido pela grande final da competição. Apenas a campeã iria para Tóquio. Para completar a situação, o jogo foi realizado em Barranquilla, na Colômbia. Assim, as colombianas estavam ao lado dos seus torcedores. Mas mesmo depois de abrir o placar com 1 set a 0, as argentinas reagiram, viraram o jogo e carimbaram o passaporte.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Ninguém imaginava que o jogo seria fácil para nenhum dos lados. Mas a Colômbia foi para o jogo com a confiança em alta. E não tinha como ser diferente. Isso porque além de jogar ao lado do seu torcedor, as colombianas vinham de 3 vitórias diante daquela mesma Argentina. Assim, o caminho entre Colômbia e Japão por um momento não pareceu tão distante.

Mas era.

PUBLICIDADE

As meninas da Argentina impediram o sonho colombiano de participar de sua primeira edição olímpica no vôlei feminino. Continuaram portanto elas mesmas a construir a sua própria história. Esta será apenas a segunda edução olímpica da Argentina em toda a sua história. Um prêmio ao crescimento explosivo de uma seleção que quer galgar às primeiras posições da modalidade no mundo. A equipe esteve na disputa dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. Naquela oportunidade, elas faziam a primeira participação olímpica.

O jogo

Se a classificação colombiana parecia possível, ela ficou muito mais palpável depois do primeiro set. Isso porque as colombianas passearam em quadra. Com o apoio da torcida e com os erros argentinos (sete só no primeiro set), a Colômbia foi ganhando corpo. O resultado final do primeiro set refletiu bem o jogo. Foi um 25 a 16 que parecia mais fácil do que se podia esperar.

Mas o jogo foi outro a partir do set seguinte. Logo depois da pancada no set inicial, a Argentina pareceu reagir. O 3 a 0 para as argentinas no início do segundo set já denunciava: não seria tão fácil para as donas da casa. Jogando na frente do placar, o time argentino passou a errar menos e acertar mais a defesa. O contra-ataque mortal foi só consequência. A Argentina empatou com um 25 a 21.

Os lados se trocaram definitivamente a partir do terceiro set. A Argentina passeou em quadra. Curiosamente, o placar foi o mesmo do primeiro set. Um novo 25 a 16. Mas desta vez para as Argentinas que a esta altura estavam a um set de distância para a capital japonesa. O último set teve uma reação colombiana. O estádio incendiou e as jogadoras focaram. Afinal, uma derrota ali seria fatal. Mas as argentinas seguraram o placar e em uma partida emocionante venceram as anfitriãs. O placar do set da vitória foi 25 a 23.

PUBLICIDADE

Agora, o caminho argentino vai parar em Tóquio.

LEIA MAIS

Usain Bolt envia mensagem de incentivo aos participantes dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lausanne