Home Esportes Olímpicos Do Império Romano às Paralimpíadas: conheça mais sobre a bocha

Do Império Romano às Paralimpíadas: conheça mais sobre a bocha

Praticada em diversos países, modalidade vai estar presentes nos Jogos de Tóquio, em 2020

Brendo Romano
Colaborador do Torcedores.com.

A origem da bocha é antiga, pois foi criada pelo Império Romano. Entretanto, não demorou para ultrapassar fronteiras e chegar a outros países. Hoje, a modalidade é bastante conhecida em países como Brasil, Argentina, Itália, Inglaterra, Espanha, Portugal, entre outros. Até tem lugar nas Paralimpíadas.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Nos Jogos de Tóquio, o esporte vai estar novamente presente. Para as pessoas que apresentam deficiência, há divisão entre quatro categorias dos competidores – BC 1, BC 2, BC 3 e BC 4. Os brasileiros ostentam a marca de cinco medalhas paralímpicas (três ouros e dois bronzes).

Estreia nas Paralimpíadas

O esporte estreou nos Jogos Paralímpicos, em 1984, nas categorias masculina e feminina. Os jogadores são classificados em categorias como CP1 (Deficiência mais severa) ou CP2, divididos em quatro classes:

PUBLICIDADE

BC1
Indivíduos CP1 ou CP2 com paralisia cerebral que podem competir com assistência de um ajudante

BC2
Jogadores CP2 com paralisia cerebral que não recebem assistência de outras pessoas.

BC3
Atletas com deficiências severas, que utilizam um instrumento auxiliar, além de poder receber ajuda de outros indivíduos.

BC4
Atletas com outras deficiências severas, mas que não recebem nenhum tipo de ajuda de outras pessoas.

PUBLICIDADE

Como funciona o jogo

Assim como nas Paralimpíadas, o jogo pode ser individual ou em equipes de três e quatro pessoas. Cada time tem quatro bolas de madeira ou resina para lançar durante a partida.

No início dos jogos, um dos times deve atirar o bolim para uma área de 5 metros que começa a 2,5 metros do final do campo para trás. Após duas tentativas, se a equipe não conseguir colocar o bolim nesta área, o time adversário tem direito de lançá-la sucessivamente.

O time que colocar o bolim na área demarcada tem o direito de começar a partida e, jogar a sua primeira bola. Na sequência, é a vez da outra equipe, que vai atirar a bola até que ela chegue mais perto do bolim do que a bola do adversário. O outro grupo faz o mesmo até que se acabem as bolas.

Os jogos terminam quando um dos times alcançam 15 pontos, porém a Comissão Técnica Arbitral Internacional (CTAI), a Confederação Sul-Americana de Bocha (CSB) e a Confederação Brasileira de Bocha e Bolão (CBBB) podem decretar o limite entre 12 e 15 pontos por partida.

PUBLICIDADE

O campo tradicional de Bocha é feito em terra batida, saibro ou sintética. Com medidas de 26,5 metros de comprimento e 4 metros de largura. O espaço é demarcado com uns separadores, que são de madeira,  numa altura de 30 centímetros.

LEIA MAIS: 
PRESIDENTE DO COMITÊE PARALÍMPICO INTERNACIONAL PREVÊ “JOGOS MEMORÁVEIS” PARA TÓQUIO 2020