Home Futebol Campeonato Pernambucano terá VAR a partir das quartas de final

Campeonato Pernambucano terá VAR a partir das quartas de final

Certame terá formato inédito na temporada 2020, onde os dois primeiros carimbam vaga direta para as semis e outras quatro equipes disputam as duas vagas restantes

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

O Campeonato Pernambucano será mais um estadual a ter a presença do VAR em 2020. Nesta quarta-feira (15), a Federação Pernambucana de Futebol informou que o recurso tecnológico estará presente a partir das quartas de final, e não terá nenhum custo aos clubes participantes. A novidade é fruto de uma parceria da entidade com uma empresa alemã, que adquiriu os naming rights da competição.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

“Fechamos parceria com a Estadium Bet, uma empresa de apostas online alemã, que vai nos ajudar a custear toda a arbitragem e o VAR. Toda a arbitragem do campeonato gira em torno de R$ 200 mil e o árbitro de vídeo fica na ordem de R$ 40 mil por partida. Serão todos os jogos das quartas de final, da semifinal e as duas partidas da decisão”, afirmou o presidente da FPF, Evandro Carvalho.

O mandatário da FPF ainda afirmou que o VAR estará presente em qualquer estádio de Pernambuco durante a reta decisiva do certame, declaração esta que contradiz o que ele mesmo havia dito anteriormente, cravando que apenas a Arena de Pernambuco teria condições de receber o aparato tecnológico.

PUBLICIDADE

“O VAR estará presente em qualquer estádio. Já estamos com as equipes fazendo vistorias e se precisar a gente aluga o monitoramento aéreo, utilização de imagem por drone, mas a gente tem que fazer em todos os estádios. Teremos muitas dificuldades, até porque na verdade só temos no momento apenas a Arena aprovada (para o uso do VAR). Mas vamos ter que fazer de todo jeito, nem que seja por helicóptero”, afirmou Evandro.

Para a viabilização dos custos de arbitragem e do VAR, os clubes terão a obrigatoriedade de utilizar em seus uniformes o patch do certame, que terá o naming rights do Campeonato Pernambucano.

“Todos vão ter que usar. Se um clube não utilizar esse patch ele não será beneficiado, nem com a isenção da taxa de arbitragem, nem com os custos da instalação do VAR. E ele terá que pagar”, encerrou o presidente da FPF.

O Campeonato Pernambucano terá seu pontapé inicial no próximo sábado (18). No dia seguinte, Náutico e Sport protagonizam o primeiro clássico da temporada.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: