Os times do Ceará e do Fortaleza chegaram a um acordo. Nesta segunda-feira (6), os clubes cearenses acertaram que irão dividir os custos de reposição de cadeiras do estádio do Castelão. A Arena é utilizada pelas duas equipes. Ao todo, 4 mil novas cadeiras serão repostas no estádio. Assim, a capacidade do castelão deve subir para cerca de 56 mil pessoas. Apesar dos custos, os dois clubes estão confiantes em um “retorno imediato”.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O acordo foi firmado em uma reunião na Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), do estado do Ceará. Ou seja, a ideia tem apoio do Governo do Estado. O processo de reposição das cadeiras não deverá ser muito complexo. De acordo com membros dos dois clubes, a conclusão do projeto deve acontecer ainda neste mês de janeiro. Assim, os dois clubes poderiam utilizar as cadeiras novas já durante esta temporada de 2020.
Ainda de acordo com o clubes, cada cadeira custa, em média, R$350. Portanto, a despesa total estimada é de que os clubes gastarão juntos 1,4 milhão de reais. “A ação é referente à reparação de danos do ano de 2019. De imediato serão instaladas 3.260 cadeiras, chegando ao total de quatro mil”, disse Rogério Pinheiro, que é o secretário do Esporte e Juventude do Estado do Ceará.
O retorno
Com a aquisição das novas cadeiras, os dois clubes esperam ter mais lucros. O Castelão é um dos estádios com a maior média de público do Nordeste. O vice-presidente do Ceará, Raimundo Pinheiro, explicou esta conta. “Nossa expectativa é arrecadar R$ 300 mil a mais em cada jogo que fizermos com essa nova capacidade. Aí poderemos fazer grandes festas, como mostramos contra Flamengo e Santos. A reposição das cadeiras é necessária porque aumentamos a receita e a festa na torcida”, disse Pinheiro.
Um dos diretores do Fortaleza, Tahim Fontenele, concorda. “É uma situação que vai ser boa pra todo mundo. Ao invés de pagar o valor dos equipamentos, iremos comprar as próprias cadeiras e repor”, explicou.
O Castelão
O Estádio Governador Plácido Castelo, mais conhecido como Castelão, é um do cartões postais da capital cearense. Foi o primeiro estádio brasileiro a se adequar ao famigerado “Padrão FIFA”, ainda em 2012. Portanto, o estádio foi utilizado na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014. Recebeu dois jogos da Seleção Brasileira naquela edição da Copa do Mundo.
Mas os maiores públicos de sua história não foram de partidas internacionais. O recorde do público é de um jogo do Fortaleza contra o Juventude pela Série C de 2016. Foram 63.903 pessoas presentes. Na segunda posição, vem o jogo da Copa do Nordeste de 2015, entre Ceará e Bahia, com 63.399 presentes na arena.

