Home Futebol Copa do Brasil 2020: conheça a história do clube mais motorizado do país, o Moto Club-MA

Copa do Brasil 2020: conheça a história do clube mais motorizado do país, o Moto Club-MA

Fundado para competir nas pistas, o reconhecimento veio no campo; a história do Moto Club, 26 vezes campeão maranhense

Samuel de Brito
Colaborador do Torcedores.com.

O bicho-papão é um ser imaginário da mitologia infantil portuguesa e brasileira. Ele é a personificação do medo, um ser mutante que pode assumir qualquer forma de bicho. Ele está sempre à espreita e é atraído por crianças traquinas, sendo usado pelos pais para assustar e impedir que as crianças desobedeçam. Mas o que ele tem a ver a ver com um clube de futebol? Calma aí, torcedor, você não está lendo errado. É que o bicho-papão também pode assustar adversários, e foi por isso que o Moto Club, do Maranhão, o Papão do Norte, adotou essa figura mitológica como mascote.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

No centro da capital maranhense, São Luís, onde muito tempo residiu o fundador do clube, surgiu em 13 de setembro de 1937, o Ciclo Moto. Um clube de futebol? Inicialmente, não. A ideia era participar das modalidades de motociclismo e ciclismo, bastante praticadas na época.

PUBLICIDADE

Entretanto, foi no futebol que o Moto Club conseguiu ser conhecido no Estado. Apesar de hoje serem cores presentes no maior rival, o Sampaio Corrêa, o verde e o branco foram as primeiras cores do Moto Club, apenas depois o clube se tornou rubro-negro, quando foi criado o departamento de futebol.

Dentro de campo

A estreia do Moto Club como time de futebol aconteceu no dia 17 de setembro de 1939, contra o Ateneu, campeão estudantil, terminando em 1 a 1. No mesmo ano, foi inaugurado o Estádio Santa Isabel e sendo o Moto Club o único time do Maranhão a ter um estádio para chamar de seu, conseguiu seus primeiros títulos e de forma incontestável: sete seguidos, os estaduais de 1944 a 1950, lembrados até hoje por seus torcedores, se tornando o único heptacampeão.

PUBLICIDADE

No ano de 1940, o time motorizado participou do primeiro torneio início do Campeonato Maranhense de Futebol. O quadro rubro-negro perdeu de 2 X 1 para o Maranhão.

De casa em casa

O Estádio Santa Isabel foi demolido em 1972. No seu lugar foi erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís. E a partir de 1982, o Moto Club passou a realizar seus jogos principais no Castelão, inaugurado neste ano e com capacidade para 75.263 torcedores, sendo um dos maiores estádios do Nordeste.

Em 2004, o Estádio foi fechado, pois sua estrutura estava comprometida e reaberto apenas em 2012, data de aniversário da cidade de São Luís, com capacidade foi reduzida para 45.000 torcedores, devido à colocação de cadeiras em todos os setores do Estádio.

Hoje, o Moto Club manda seus jogos no Nhozinho Santos, que pertence a prefeitura de São Luís.

PUBLICIDADE

Moto Club no cenário nacional

Vinte e seis vezes campeão maranhense, tendo conquistado em 2018, o Moto Club também acumula passagens pelo Campeonato Brasileiro. Em 1984, jogou na elite nacional pela última vez. De lá pra cá, participações nas séries B (1997 a última), C (2017) e D, onde estará em 2020.

Nesse mesmo ano, o Moto Club também disputará a Copa do Brasil, estreando contra o Fluminense. Essa será a décima quarta participação, nas dez anteriores, foi eliminado na primeira fase em nove edições e nas outras quatro edições (2003, 2005 e 2015), foi eliminado na segunda fase.

Hoje, além do futebol, o Moto Club também está em outras modalidade como o ciclismo, handebol, voleibol, atletismo, futebol de salão e futebol feminino, mas todas elas terceirizadas.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE