Home Extracampo Coronavírus atrasa início da temporada de futebol na China

Coronavírus atrasa início da temporada de futebol na China

A temporada de futebol teve seu início adiado por causa do coronavírus. Uma nova data ainda não foi definida e atletas esperam novidades

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

O surto do coronavírus na China segue preocupando a comunidade internacional. Até a manhã desta quinta-feira (30), mais de 170 mortes foram registradas. A comunidade internacional segue em alerta total. No campo esportivo, vários eventos internacionais que aconteceriam na China ou em regiões próximas tem sido adiados. Mas essa não é exclusividade dos eventos internacionais. Nesta quinta-feira (30), foi a anunciado oficialmente o adiamento do início da temporada da Superliga chinesa.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Ainda não há uma nova data definida para o retorno dos trabalhos no futebol doméstico do país. Isso porque os organizadores pretendem esperar os próximos capítulos dessa história. O avanço ou a possível redução do surto vai certamente influenciar na decisão dessa nova data. A superliga chinesa conta com um alto número de brasileiros. De acordo com dados oficiais, o Brasil é o país estrangeiro com mais representantes entre os jogadores que participam da competição.

A decisão do adiamento da Superliga foi anunciada pela própria Associação de Futebol da China. De acordo com a nota oficial divulgada, a Associação adiou as competições nacionais de futebol em 2020 em todos os níveis. Ou seja, não é só a Superliga que vai ter que esperar mais um pouco para poder começar. “Essa decisão acontece para ajudar na prevenção e controle da epidemia. Além disso, estamos preocupados com a saúde da maioria dos torcedores, jornalistas, jogadores, treinadores, juízes e demais funcionários dos clubes e da associação”, completa a nota.

PUBLICIDADE

Seleção em quarentena

Recentemente, a Seleção feminina de futebol da China precisou ficar em quarentena. Tudo porque o time está instalado na cidade de Brisbane, na Austrália. O governo do país decidiu que esse procedimento era necessário. O país do canguru já registrou o seu primeiro caso da doença e está em alerta total. O time chinês está no país porque espera para competir no pré-olímpico de futebol feminino.

Esta competição aconteceria justamente na China. Mas os organizadores decidiram não seguir com a sede. O motivo foi o mesmo: medo do coronavírus. Seja como for, a competição mudou da China para a Austrália. O país vai portanto receber as competições do grupo B do torneio. Desse grupo, apenas uma seleção vai disputar a grande sequência final. Apenas uma vaga está em jogo para os Jogos Olímpicos de Tóquio no futebol feminino da Ásia.

LEIA MAIS

Seleção feminina de futebol da China fica sob quarentena por temor ao coronavírus