Home Futebol Dia dos aposentados: 10 jogadores que penduraram as chuteiras no ano passado

Dia dos aposentados: 10 jogadores que penduraram as chuteiras no ano passado

De Edu Dracena a Arjen Rooben, lista com estrelas do futebol nacional e internacional que brilharam nos gramados, mas decidiram se aposentar em 2019

Rafael Alves
Colaborador do Torcedores

Nesta sexta-feira (24), comemora-se o dia dos aposentados, relembrando as pessoas que prestaram grandes serviços à sua profissão. No futebol segue a norma e muitos jogadores deixaram os gramados durante o ano passado. Entre estrelas do futebol mundial, alguns brasileiros também penduraram as chuteiras e hoje estão fora da ativa.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

PUBLICIDADE

CONFIRA A LISTA DE JOGADORES QUE PENDURARAM AS CHUTEIRAS EM 2019:

Arjen Robben

Vice-campeão do mundo com a seleção holandesa em 2010, o ponta Arjen Robben deixou os gramados após se tornar ídolo no Bayern de Munique. O jogador conquistou a Liga dos Campeões com a equipe bávara depois de passar ainda por Real Madrid e Chelsea na carreira.

Edu Dracena

Um dos zagueiros com mais títulos no currículo neste século, Edu Dracena se aposentou no Palmeiras no fim de 2019. O defensor, que também foi campeão por Cruzeiro, Santos, Corinthians e Fenerbahce, hoje se tornou assessor técnico da equipe alviverde paulista.

PUBLICIDADE

Juan

Campeão na Itália e com passagens muito comemoradas pela seleção brasileira, o zagueiro Juan também pendurou as chuteiras em 2019. O jogador disputou o Campeonato Carioca pelo Flamengo e decidiu se aposentar com diversos títulos na carreira, incluindo duas Copas América pelo Brasil.

Cech

Goleiro e ídolo do Chelsea mais vitorioso da história, o jogador da República Tcheca se aposentou no fim da última temporada como jogador do Arsenal, principal rival do time azul de Londres. Perto dos 40 anos de idade, Cech hoje é dirigente do clube de Stamford Bridge.

PUBLICIDADE

Van Persie

Ídolo do Arsenal pós era Henry, o atacante holandês Robin Van Persie também se aposentou em 2019. Jogando no futebol turco, jogador, que também passou pelo Manchester United e é um dos maiores atletas da posição na história da Premier League, disputou três Copas do Mundo e foi finalista em 2010.

Fernando Torres

Uma das contratações mais caras da história do Chelsea, o atacante Fernando Torres não teve tanto sucesso na equipe de Stamford Bridge, mas é considerado um dos maiores atacantes que já passaram por Atlético de Madrid e Liverpool. O espanhol se aposentou jogando no Vissel Kobe, do futebol japonês.

PUBLICIDADE

Xavi

Considerado um dos jogadores injustiçados por não vencer o prêmio de melhor jogador do mundo, o meia Xavi se aposentou no Qatar, mas logo deu início a sua carreira como treinador. Disputou o Mundial de Clubes e recebeu proposta para assumir o comando do Barcelona no começo de 2020.

Julio César

Último brasileiro a vencer o troféu de melhor goleiro do mundo antes de Alisson Becker, Julio César foi outro jogador marcado pela seleção brasileira a se aposentar em 2019. Apesar de ser muito criticado pela goleada contra a Alemanha e a eliminação para a Holanda nas Copas do Mundo de 2014 e 2010, respectivamente, o goleiro teve uma carreira brilhante pela Inter de Milão e pelo Flamengo.

PUBLICIDADE

Conca

Aos 36 anos de idade e com passagem por Vasco da Gama, Fluminense e Flamengo, o meia Darío Conca foi outro jogador a se aposentar em 2019. O argentino não teve grande sequência na seleção vizinha, mas é considerado um dos maiores estrangeiros a jogar no futebol brasileiro.

Julio Baptista

Ex-estrela do Real Madrid e da seleção brasileira, Julio Baptista também pendurou as chuteiras e deixou o futebol de lado no último ano. Após ser revelado pelo São Paulo, passar pelo Arsenal e ser campeão pelo Cruzeiro, jogador ainda passou pelo futebol dos Estados Unidos, além de Málaga e Roma.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Palmeiras: Edu Dracena explica qual será sua função em novo cargo