Home Esportes Olímpicos Entenda por que os pré-olímpicos de handebol da Europa e da África interessam ao Brasil

Entenda por que os pré-olímpicos de handebol da Europa e da África interessam ao Brasil

Resultado destas competições vai determinar se o Brasil terá ou não a chance de disputar uma vaga olímpica nos Jogos de Tóquio deste ano

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Pode parecer um pouco confuso. Mas o fato é que o Brasil está jogando os pré-olímpicos de handebol da Europa e da África. Mas calma. Não há um erro aqui. Nós sabemos que o Brasil compete pela América do Sul. Mas acontece que os resultados dos outros continentes definem se o país vai ou não ter o direito de disputar uma vaga olímpica. A vaga está portanto condicionada aos campeões desses torneios.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Para explicar de forma simples, basta dizer que o Brasil precisa torcer para que o Egito vença o torneio pré-olímpico da África. Isso abriria caminho para ao menos 50% da vaga. Mas não é só isso. O Brasil também precisa torcer para que o campeonato do pré-olímpico europeu fique entre Espanha, Croácia e Noruega. Os dois primeiros já estão classificados para as semifinais do torneio. Já a Noruega está muito próxima de conseguir a vaga para a fase.

Ou seja, caso Eslovênia, Hungria, Portugal ou Islândia vençam o torneio europeu, o Brasil ficará automaticamente de fora dos Jogos Olímpicos. Isso porque não conseguirá a vaga para o pré-olímpico mundial. Vale lembrar que a Seleção Brasileira já teve uma oportunidade de se classificar para os Jogos Olímpicos. Esta oportunidade aconteceu no Pan-Americano de Lima de 2019. Na ocasião, o time campeão garantiria a vaga olímpica. Mas o Brasil terminou na terceira posição e viu os argentinos garantirem a vaga.

PUBLICIDADE

A vaga

O Brasil está nesta situação justamente porque não conseguiu sua classificação ainda. Caso essa combinação de resultados aconteça, a vaga no pré-olímpico vai para o melhor classificado no ranking do último mundial ainda sem vaga definida. Ou seja, se o Egito vencer o torneio africano, e Espanha, Croácia ou Noruega vencerem o europeu, a vaga no pré-olímpico iria para o Brasil, que terminou em nono lugar no Mundial masculino de 2019. Dessa forma, a equipe se classificaria para disputar o torneio pré-olímpico no OQT1

Serão três torneios pré-olímpicos que definirão as últimas vagas para os Jogos de Tóquio. Eles acontecerão entre os dias 12 e 16 de abril. Ou seja, a alguns meses de uma possível estreia olímpica. Outro problema é que a tarefa não seria nada fácil. Caso consiga a vaga para o pré-olímpico, o Brasil teria que enfrentar grandes seleções europeias e fazer um dos melhores torneios de sua história para carimbar o passaporte para Tóquio.

Nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, o Brasil terminou a competição olímpica na nona posição. Aquela foi portanto a melhor posição olímpica da história do handebol masculino do Brasil.

LEIA MAIS

Seleção de basquete 3×3 é convocada para período de treinos

PUBLICIDADE