Home Futebol Espanyol x Barcelona: tudo o que você precisa saber sobre o dérbi catalão

Espanyol x Barcelona: tudo o que você precisa saber sobre o dérbi catalão

Espanyol e Barcelona se enfrentam neste sábado (4), em mais um capítulo da rica histórica daquele que é considerado o grande dérbi da Catalunha

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores.com.

A 19ª rodada do Campeonato Espanhol será marcada por uma das grandes rivalidades do futebol do país. Neste sábado (4), Espanyol e Barcelona medem forças no Estádio Cornellà-El Prat, às 17h (de Brasília), em mais uma edição do dérbi da Catalunha. Os clubes fazem um duelo de opostos, já que o time da casa amarga a lanterna da competição com apenas 10 pontos, enquanto o Barça lidera La Liga com 39 pontos e vem de uma sequência de 10 jogos sem perder. Fique por dentro de tudo sobre o clássico deste sábado.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O início da maior rivalidade de Barcelona

Considerado o maior evento esportivo da cidade de Barcelona, o dérbi local tem sua origem anterior à criação da La Liga. A história que já ultrapassa os 200 confrontos entre jogos válidos por Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Copa da Catalunha, Supercopa da Espanha e até pela extinta Copa das Férias, começou a ser escrita no ano de 1900.

Fundado em outubro do mesmo ano, o Espanyol enfrentou um Barcelona que havia iniciado sua história no futebol em novembro de 1899, tendo como fundador o estudante suíço Hans Gamper. O primeiro dérbi da história aconteceu no dia 23 de dezembro de 1900, no estádio Camp de l’Hotel Casanovas e terminou em um empate sem gols.

PUBLICIDADE

Jogos marcantes

Duelos memoráveis não faltam nesta rivalidade centenária, porém alguns confrontos merecem um destaque especial no dérbi catalão. Justamente no ano de criação da La Liga (1929), torcedores de Barcelona e Espanyol foram presenteados com o jogo que registrou o maior número de gols no clássico: um 5 a 4 a favor do time azul-grená.

A maior vitória dos blaugranas veio no embate da temporada 1933/34, também válido pelo Campeonato Espanhol e que terminou com o placar de 5 a 0. Já na temporada de 1950/51 foi a vez do Espanyol celebrar seu triunfo mais elástico diante dos rivais, com um convincente 6 a 0.

Com 26 títulos da La Liga, o multicampeão Barcelona leva vantagem no retrospecto geral e também em finais disputadas entre as duas equipes. O Barça levou a melhor nas duas oportunidades em que os rivais se encontraram em disputas diretas por uma taça, vencendo os alviazuis por 1 a 0 na final da Copa do Rei de 1957 e por 4 a 0 no placar agregado da Supertaça da Espanha de 2006/07.

Recordes

O jogador com mais participações no dérbi de Barcelona foi Xavi Hernández, que defendeu o Barça em 32 oportunidades diante do rival local. Já o “título” de maior artilheiro do confronto em jogos válidos por La Liga é Lionel Messi, que balançou as redes no clássico 22 vezes. Pelo lado do Espanyol, o maior goleador é Rafael Marañón, que anotou nove gols contra o clube da camisa azul-grená entre 1974 e 1983.

PUBLICIDADE

Também marcaram seus nomes na história do confronto Ladislao Kubala, Jordi Cruyff, Iván de la Peña e o atual treinador do Barcelona, Ernesto Valverde, já que todos experimentaram a emoção de vestir a camisa dos dois rivais.

Neste sábado (4), a cidade de Barcelona, assim como em todos os anos desde a fundação das duas equipes (com exceção dos quatro anos em que o Espanyol esteve na segunda divisão espanhola), irá parar para assistir a mais uma edição do embate entre os dois maiores times locais, escrevendo um novo capítulo das páginas do grandioso dérbi da Catalunha.

LEIA MAIS:

Sem Ter Stegen, Arthur e Dembélé, veja os relacionados do Barcelona para enfrentar o Espanyol

PUBLICIDADE