Home Vôlei FIVB confirma grupos e formato do vôlei nas Olimpíadas de Tóquio 2020

FIVB confirma grupos e formato do vôlei nas Olimpíadas de Tóquio 2020

A seleção brasileira masculina pegou pedreira e está no grupo B. A seleção brasileira feminina tem vida mais tranquila e está no grupo A em Tóquio 2020

Vinicius Matheus Froes de Oliveira
Jornalista. Social Media no PL Brasil. Redator no Território MLS e Torcedores.com. Bigode escroto e meias esquisitas. MLS, NWSL, Liga MX, J-League, SPL, QSL, CSL e outras ligas alternativas

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou nesta sexta-feira (31) os grupos dos torneios de vôlei de quadra masculino e feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A composição é definida de acordo com o ranking da FIVB. Com cenários distintos, a seleção brasileira masculina está no grupo B e a seleção brasileira feminina está no grupo A.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O formato da competição também foi confirmado, serão dois grupos com seis seleções cada com os quatro primeiros avançando para as quartas de final. O primeiro colocado enfrenta o quarto colocado do grupo contrário, os confrontos entre segundos e terceiros serão decididos em sorteio. A fórmula é igual nos dois naipes, masculino e feminino.

Divulgação/FIVB

Defendendo o ouro, o Brasil terá caminho duro no masculino. A seleção encara EUA, Rússia, Argentina, França e Tunísia pelo grupo B. Já o grupo A é composto por Japão, Polônia, Itália, Canadá, Irã e Venezuela.

PUBLICIDADE

No feminino, o Brasil tem um pouco mais de tranquilidade. Estarão no grupo A com as donas da casa, a seleção japonesa. Ainda terá que enfrentar Sérvia, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia.

Confira os grupos de cada naipe das Olimpíadas de Tóquio 2020:

Masculino

Grupo A: Japão, Polônia, Itália, Canadá, Irã e Venezuela.

Grupo B: Brasil, EUA, Rússia, Argentina, França e Tunísia.

PUBLICIDADE

Feminino:

Grupo A: Japão, Sérvia, Brasil, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia.

Grupo B: China, EUA, Rússia, Itália, Argentina e Turquia.

Dúvida

Ainda existe uma pendência, Rússia está banida das competições internacionais por quatro anos pelos escândalos de doping. A definição momentânea é que os atletas russos competirão os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 sob uma bandeira neutra. O TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) ainda anunciará uma decisão final.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Tóquio-2020: Campeão Mundial, Evandro Jr luta pelo ouro ao lado do campeão olímpico Bruno Schmidt

LoL: FPX doa mais de 1 milhão de reais para ajudar no combate ao coronavírus