Home Esportes Olímpicos Huertas fala sobre Pré-Olímpico de Basquete: “Brigaremos com tudo”

Huertas fala sobre Pré-Olímpico de Basquete: “Brigaremos com tudo”

Brasil terá difícil missão de vencer torneio pré-olímpico em junho deste ano. Caso contrário, ficará de fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

O ano olímpico começou e com ele vem uma série de torneios classificatórios para as Olimpíadas. Neste exato momento, vários atletas e equipes estão competindo ao redor do mundo pelas últimas vagas para a competição. Não é o caso do basquete masculino. Isso porque o pré-olímpico da modalidade só vai ser decidido no próximo mês de junho deste ano. Ou seja, às vésperas da Cerimônia de Abertura da competição.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!  Siga o Torcedores também no Instagram

Para conseguir a vaga, o time brasileiro vai precisar vencer um pequeno torneio na Croácia. A competição contará com seis países, incluindo o Brasil. Apenas o campeão vai garantir vaga para os Jogos de Tóquio. Por isso, o torneio é visto com muita importância. Caso não seja campeão, o Brasil ficará de fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A seleção masculina vem de um ciclo sofrível. Não passou da primeira fase da Copa do Mundo e sequer se classificou para os Jogos Pan-Americanos de Tóquio.

Seja como for, os atletas brasileiros parecem confiantes na classificação. Pelo menos se depender de Marcelinho Huertas. O jogador já parece se preparar psicologicamente para o evento. Em uma entrevista concedida ao Estadão, o atleta falou sobre o desafio. Abaixo você vê os principais pontos abordados na conversa.

PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos

Marcelinho preferiu não entrar em polêmicas e foi taxativo. De acordo com ele, o Brasil vai para o torneio com experiência e lutará pela vaga. “Temos boas chances. É claro que todos os grupos são complicados e somente os campeões vão se classificar. Mas acredito que faremos um torneio com muita seriedade, temos experiência, juventude e brigaremos com toda a nossa força para voltar à Olimpíada outra vez”, disse ele.

Grandes Jogos

O atleta também falou sobre a possibilidade de o Brasil jogar de igual pra igual com todos os grandes times do mundo. “Há 10 anos que o Brasil vem provando isso (que pode jogar de igual pra igual), desde o Mundial da Turquia. O nível internacional está cada vez mais igualado. Além disso, nós somos um país muito respeitado no mundo do basquete, pelo menos fora do Brasil, e isso falo com muita propriedade”, disse ele.

Vale lembrar que no pré-olímpico do Brasil, as seleções que disputarão a vaga são Tunísia, Croácia, Rússia, Alemanha e México.

O técnico

O jogador também falou sobre o comando técnico da Seleção Brasileira. Ele rasgou elogios ao atual comandante Aleksander Petrovic . “Depois de muitos anos com o Rubén Magnano (argentino que foi campeão olímpico em Atenas),que foi uma grande mudança e muito positiva para o nosso basquete, a chegada do Petrovic também foi muito importante pela sua experiência. Isso porque foi outro tipo de filosofia. Mas que também vem agregado muito para todos nós e técnicos das seleções de base”, disse ele.

PUBLICIDADE

Huertas

Marcelinho Huertas é um dos jogadores mais queridos do basquete brasileiro. Mas não só isso. Ele é também um dos mais experientes. Hoje, Huertas tem 36 anos de idade e quer ir aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com a Seleção Brasileira, seu principal título foi portanto ainda nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

Durante toda a sua carreira, ele passou por clubes como Joventud, Pinheiros, Barcelona, Bilbao e Los Angeles Lakers. Hoje, o atleta defende as cores do Tenerife.

LEIA MAIS

Equipe de hipismo adestramento do Brasil está fora dos Jogos de Tóquio