Home Esportes Olímpicos Lausanne 2020 baterá recorde de número de atletas participantes

Lausanne 2020 baterá recorde de número de atletas participantes

Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude reunirão o maior número de atletas da história da competição. Cerimônia de Abertura é na quinta (9)

Por Aécio de Paula em 08/01/2020 09:38 - Atualizado há 4 anos

Divulgação: Lausanne 2020

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Lausanne serão os maiores da história. Pelo menos no que diz respeito ao número de atletas. Nesta quarta-feira (8), véspera da abertura oficial, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou alguns dados sobre o evento. O número de atletas era a estatística mais esperada. Ela só foi revelada na véspera do evento porque várias modalidades demoram para definir os seus atletas classificados.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! 

Siga o Torcedores também no Instagram

Serão 1.872 jovens esportistas competindo na Suíça neste mês de janeiro. O número é bem maior do que o registrado nos Jogos de 2016. Na ocasião, a cidade de Lillehammer recebeu algo em torno de 1.100 atletas. É portanto o terceiro crescimento seguido no número de atletas na competição. Isso porque na edição inaugural, em Innsbruc, em 2012, foram 1.059 atletas participantes.

Esse crescimento tem um motivo importante. É que os Jogos de Lausanne terão uma espécie de revezamento da Vila Olímpica. Acontece que as Vilas Olímpicas dos Jogos de Inverno da Juventude costumam ser pequenas, com pouco espaço e poucos quartos. Isso atrapalhou o processo de credenciamento dos atletas nos anos anteriores.

Mas agora o revezamento de Lausanne prevê duas entradas. O cronograma esportivo foi pensado para que uma parte dos atletas use os quartos entre os dias 9 e 15 de janeiro. Já a outra parte de atletas vai usar as instalações entre os dias 16 e 22 de janeiro, data da Cerimônia de Encerramento. Dessa forma, mais atletas terão a oportunidade de utilizar a Vila e participar dos Jogos.

Outros números

De acordo com o COI, 79 comitês olímpicos nacionais enviaram atletas para a competição. Este número também é importante. Isso porque também se trata de um recorde. Nunca na história, uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude teve tantos países representados.

A anfitriã Suíça terá a maior delegação. Serão 112 atletas competindo em casa, ao lado da torcida. Rússia e Estados Unidos completam o top 3. Os russos terão 107 atletas e os norte-americanos 96. O Brasil terá 12 competidores nos Jogos.

Outro dado importante é que Lausanne 2020 será a primeira edição com igualdade de gênero. O mesmo número de eventos foi disponibilizado para ambos os sexos.

LEIA MAIS

COB quer bater marca histórica do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

 

Exit mobile version