Home Esportes Olímpicos COB quer bater marca histórica do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

COB quer bater marca histórica do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Vice-presidente da entidade disse em entrevista que meta do Brasil em Tóquio é bater número de medalhas dos Jogos do Rio. Em 2016, número já foi recorde

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Você está confiante para a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio? Sua resposta nós não vamos saber. Mas a do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nós já sabemos. E pelo altura do sarrafo, a confiança nos atletas do Brasil está mais alto do que nunca. É que em entrevista para jornalistas nesta terça-feira (7), o vice-presidente da entidade, Marco La Porta, disse que a meta do Brasil é ultrapassar o número de pódios conquistados no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! 

Siga o Torcedores também no Instagram

Caso isso aconteça, o Brasil faria a melhor participação da sua história olímpica, ao menos no número de medalhas. Isso porque no Rio de Janeiro há 4 anos o Brasil já tinha quebrado esse recorde. Em solo brasileiro, os atletas da casa conquistaram 19 medalhas. Destas, os esportistas do Brasil somaram  7 ouros, 6 pratas e 6 bronzes.

“O planejamento estratégico mostra de forma bem clara que um dos objetivos é melhoria nos resultados esportivos do Time Brasil nos Jogos Olímpicos. Se isso está no objetivo, tem que alcançar. É uma meta”, disse ele. “Melhoria é ganhar mais medalhas e vai subir na posição. É visão minha, de chefe de missão e vice-presidente, nossa meta é melhorar o resultado do Rio, que seria fantástico, ganhar mais medalhas fora do que nos jogos que realizamos em casa”, completou.

PUBLICIDADE

Dificuldade nos ouros

Embora demonstre confiança numa melhoria no número de medalhas, Marco La Porta faz um alerta. De acordo com ele, a melhoria no número de ouros da delegação brasileira é uma meta mais difícil. No Brasil, a delegação brasileira subiu ao ponto mais alto do pódio em 7 oportunidades.

“Difícil mesmo será melhorar o número de ouros. Isso porque botaram o sarrafo lá em cima. Foram sete ouros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Portanto, chegar no top 10 é muito ousado. Se olharmos para os últimos top 10 veremos que estamos falando de 28 ou 30 medalhas. É de fato muito difícil”, disse La Porta.

Vale lembrar que o famigerado top 10 foi a meta do COB para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Esta meta portanto não foi conquistada.

Brasil nas Olimpíadas

  • Atenas 2004 – 5 ouros / 2 pratas / 3 bronzes
  • Pequim 2008 – 3 ouros / 4 pratas / 10 bronzes
  • Londres 2012 – 3 ouros / 5 pratas / 9 bronzes
  • Rio 2016 – 7 ouros / 6 pratas / 6 bronzes

LEIA MAIS

COB pretende classificar 300 brasileiros para Tóquio 2020