Home Esportes Olímpicos Patinadora artística de 14 anos acende o caldeirão olímpico da juventude de Lausanne na cerimônia de abertura

Patinadora artística de 14 anos acende o caldeirão olímpico da juventude de Lausanne na cerimônia de abertura

Cerimônia do torneio da juventude teve como tema “bem-vindo a casa”

Bárbara Ribeiro
Colaboradora do Torcedores.com.

Os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno começaram oficialmente nesta quinta-feira, dia 9 de janeiro. Reunindo cerca de 8.000 espectadores, o público presente na cerimônia de abertura na Arena Vaudoise em Lausanne pôde admirar as sete pinturas que destacaram o espírito olímpicos em uma linda apresentação que tinha com o tema “welcome home” – bem-vindo a casa. O caldeirão que abrigará a chama durante a competição foi iluminado por Gina Zehnder, patinadora de 14 anos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Ao som de Breath Of Life (Sopro de Vida) da banda Florence And The Machine a cerimônia iniciou com uma paisagem de nevoeiro que se desaparecia para dar lugar a uma cena de inverno dos chalés tradicionais. A apresentação era uma celebração de boas-vindas ao público presente na capital olímpica. Depois os espectadores embarcaram em uma jornada poética, navegando por diferentes fases da evolução de um atleta. Onde o espírito olímpico foi personificado por meio de vários “espíritos” vestidos de branco que acompanharam os atletas em suas jornadas em sete etapas.

Logo depois, foi iniciado o desfile dos atletas com a entrada dos porta-bandeiras. Ao todo foram 79 bandeiras dos 79 comitês olímpicos nacionais que irão competir nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lausanne. Os jovens foram recebidos com aplausos “calorosos” do público presente. Em Lausanne Taynara da Silva, atleta do biatlo, foi a representante do Brasil.  Simultaneamente, ao evento na sede aconteceu um desfile de nações em St. Moritz, sub-sede do torneio, com cerca de 225 participantes.

PUBLICIDADE

Um sonho no gelo

Stéphane Lambiel, campeão mundial e medalhista olímpico de patinação artística, marcou presença na cerimônia em uma brilhante apresentação ao som de Four Seasons de Vivaldi tocado. A trilha foi apresentada ao vivo por uma orquestra enquanto a atleta levava o público ao delírio com a realização de saltos e piruetas com perfeição.

Mensagem de motivação

Após a apresentação da patinadora uma das famosas citações de Pierre de Coubertin, fundador do Movimento Olímpico Moderno, foi exibida em uma passagem que descreve as dificuldades vivenciadas por um atleta que voa rumo ao sucesso. De forma inovadora os anéis olímpicos foram entrando em cena.

A bandeira olímpica deu o ar da graça transportada por quatro atletas olímpicos que representavam diferentes gerações do esporte. Dois eram atletas olímpicos sênior e outros dois eram jovens competidores do torneio de Lausanne 2020. Depois, o hino olímpico foi apresentado por um coral de crianças de oito escolas da região.

Discurso

O presidente do COI, Thomas Bach, subiu ao palco para fazer o seu tradicional discurso ao lado de Virginie Faivre.

PUBLICIDADE

“Bem-vindo a casa”, disse Bach, em um discurso, observando que a sede do COI está em Lausanne. Logo depois o presidente da entidade reuniu os atletas de cada continente para fazeren uma selfie e mencionou “Vocês estão no coração do Movimento Olímpico.”

 

Ver essa foto no Instagram

Lausanne 2020 (@lausanne2020) em 9 de Jan, 2020 às 12:40 PST

Fogo Olímpico ilumina a arena

Com os jogos declarados oficialmente abertos os espectadores assistiram vídeos da jornada da tocha olímpica até a cerimônia. O revezamento de um dia por Lausanne atingiu seu clímax quando cinco atletas entraram no estádio e passaram a chama para uma ginasta aérea. Mas o caldeirão foi iluminado pela patinadora no gelo Gina Zehnder. A esportista é a mais jovem dos 112 membros da delegação nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno.

PUBLICIDADE
Ver essa foto no Instagram

That magical moment! ?

Lausanne 2020 (@lausanne2020) em 9 de Jan, 2020 às 1:25 PST

 

Com um final de cerimônia extraordinário a arena Vaudoise se enche de atletas, dançarinos e Yodli, o amado mascote ao som de Together We are One -Juntos nós somos um- do artista Remady.

PUBLICIDADE

Leia mais:

Lausanne 2020: Confira a programação dos jogos olímpicos da juventude de inverno