Home Esportes Olímpicos Ministério do Esporte russo suspende Federação de Atletismo do próprio país

Ministério do Esporte russo suspende Federação de Atletismo do próprio país

A suspensão é válida até o dia 1° de março, após emitido o relatório feito pela AIU, que recomendava a sua expulsão pela Federação Internacional

Manoel Rodrigues
Meu nome é Manoel Rodrigues. Gosto muito de falar e escrever sobre futebol nacional e internacional, esportes americanos, vôlei, MMA e outros. Mas acima de tudo, sou alguém que é guiado por Deus e deseja levar o reino de Deus a todas as áreas da sociedade. Esse pode ser um canal para isso.

A Rússia, através do seu Ministério do Esporte, aplicou uma suspensão das atividades da sua própria Federação de Atletismo (RusAF).

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Essa punição foi declarada, após um relatório emitido e publicado pela Unidade de Integração do Atletismo (AIU). Desde já, houve a recomendação de sua expulsão como membro da Federação Internacional (World Athletics).

Do mesmo modo, a expulsão será aplicada, caso se confirme a violação das regras antidoping por parte de alguns atletas russos.

PUBLICIDADE

A suspensão dada, de antemão, pelo Ministério do Esporte russo à sua Federação, é válida até o dia 1° de março.

O governo da Rússia anunciou tal decisão através de um comunicado à imprensa. Preventivamente, a Federação de Atletismo já estava suspensa desde 2015.

Dessa maneira, a AIU ainda solicitou o cancelamento do processo de validação para os chamados Atletas Neutros Autorizados (ANA). Eles não competirão com a bandeira da Rússia em absolutamente nenhum evento internacional.

O estopim do caso

Em síntese, ocorreu em agosto de 2018, em que o praticante do salto em altura, Danil Lysenko, foi suspenso pela World Athletics. Ele burlou as regras antidoping, e por isso, a Federação de Atletismo ficou na alça de mira de cada órgão esportivo internacional.

PUBLICIDADE

À primeira vista, ainda há suspeitas por parte de alguns executivos, para a AIU, de chances de falsificação. Há também outras, como ocultação de infrações.

Ao todo, estão dentro desta situação, sete membros da Federação de Atletismo, incluindo o ex-presidente Dmitri Shlyakhtin. Eles já haviam sido preventivamente punidos.

Dessa forma, o atletismo da Rússia está com sérios riscos de não participar das Olimpíadas de Tóquio, além de outros eventos internacionais.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Rússia envia à WADA notificação formal de recurso contra proibição de doping

Doping: Rússia afirma ter sido vítima de “manipulação de dados”