Home Futebol “Novo Daniel Alves”, campeão sub-17 e mais: os motivos do Barcelona para contratar Yan Couto

“Novo Daniel Alves”, campeão sub-17 e mais: os motivos do Barcelona para contratar Yan Couto

Yan Couto será reforço do Barcelona quando completar 18 anos, mas é acompanhado bem antes disso

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Restam apenas os últimos detalhes para que o Barcelona confirme a compra do lateral direito Yan Couto, do Coritiba. O jovem de 17 anos irá para o clube catalão apenas no final da temporada brasileira quando completará 18 anos e o diário Sport listou os motivos para a busca do brasileiro, cobiçado por outros rivais europeus.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Concorrência europeia

Yan Couto desde cedo já é motivo de olhares dos clubes europeus. O jovem lateral direito é uma das principais promessas da Seleção sub-17 e tinha o primeiro contrato profissional se encerrando no final de 2019. Podendo sair de graça desde junho, o Barcelona entendeu que era necessário agir rápido antes de uma renovação. Caso tivesse um novo vínculo, a multa rescisória poderia ser astronômica o que colocaria os culés em desvantagem contra gigantes europeus como o Arsenal. Por isso, um acordo de 5 milhões de euros foi feito de forma que serviu para ambas as equipes.

Geração 2002

Nascer em 3 de junho de 2002 faz Yan Couto ganhar ainda mais valor no mercado atual. O lateral direito, que pode atuar em ambas as laterais por ser ambidestro, faz parte de um grupo de jogadores que já estão em solo europeu e estão sendo acompanhados de perto por todos. Um exemplo da geração é Reinier, o jovem foi campeão da Libertadores e do Brasileirão com o Flamengo, assinou com o Real Madrid por 35 milhões de euros. O jovem do Coritiba começou aos 9 anos no futsal do clube, em pouco tempo foi alçado ao sub-11 da equipe onde anos depois conseguiria estar na Seleção sub-15.

PUBLICIDADE

Campeão do Mundo

Ser campeão do mundo com a Seleção Brasileira sub-17  também carimbou o passaporte de Yan Couto. O jovem foi um dos principais destaques da campanha brasileira que passou por percalços, mas conseguiu se sobressair e chegar até a final. Contra o México, Yan deu o cruzamento para Lázaro, do Flamengo, marcar o gol da virada nos acréscimos e sacramentar o quarto título da competição.

“Novo Daniel Alves”

Daniel Alves é um dos maiores jogadores da história do Barcelona por tudo o que conquistou e por até hoje não ter um jogador considerado seu sucessor. Yan Couto desponta como o principal candidato a ocupar a lacuna pelas características em campo. O jovem tem explosão, precisão em passes e cruzamentos, velocidade no 1×1 e executa lançamentos médios e longos, assim como a sua inspiração.

Exemplos brasileiros

O fato do Barcelona apostar em um jovem brasileiro é a recente aquisição de Emerson, ex-jogador do Atlético-MG e que está no Betis. O jogador era visto como uma das principais armas ofensivas dos mineiros, foi contratado e imediatamente emprestado ao Betis onde tem chamado a atenção. Pela equipe Verdiblanca são 18 jogos nesta temporada onde marcou três gols, distribuiu cinco assistências e é titular absoluto da posição.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Corinthians ‘torce’ por sucesso de Matheus Pereira no Barcelona B para faturar; entenda