Home Futebol Especialista vê “doping financeiro” e avalia situação financeira do Palmeiras: “Não colocaria no mesmo patamar de Flamengo e Athletico”

Especialista vê “doping financeiro” e avalia situação financeira do Palmeiras: “Não colocaria no mesmo patamar de Flamengo e Athletico”

Para Almir Somoggi, o Palmeiras deverá ter um 2020 complicado justamente porque terá o Flamengo à sua frente, e destacou que o time Alviverde vive essa crise porque tem dinheiro e não joga com tanta qualidade

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O Palmeiras, que nos últimos anos ‘comandou’ o mercado da bola do futebol brasileiro se destacando como um clube ‘rico’, agora já começa a dar sinais de preocupação para torcedores e especialistas, ainda mais com o crescimento do Flamengo, tanto dentro como fora das quatro linhas. Em entrevista ao Lance!, o especialista Amir Somoggi, sócio da Sport Value, considerada uma das maiores empresas de marketing esportivo do mundo, o time alviverde não pode ser colocado no mesmo patamar da equipe carioca e nem do Athletico Paranaense.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O Palmeiras tem que ser analisado separadamente porque ele tem muita ajuda. Começou com o Paulo Nobre e depois com a Crefisa, que não é só patrocínio. A Crefisa tem jogador, pelo que eu entendi banca salário, então você tem um doping financeiro, porque os outros clubes não tem isso. Não considero correto. O cara pode argumentar: ‘Mas o Flamengo ganha muito da Globo’, mas isso é regra do jogo, foi acordado pelos clubes. No entanto, o Palmeiras merece destaque. Não colocaria no mesmo patamar de Flamengo e Athletico-PR pela ajuda, mas não tiro o mérito. Tem muito clube que recebeu ajuda e está numa situação ruim. O São Paulo, por exemplo, é um clube que gasta muito e está mal das pernas”, avaliou.

PUBLICIDADE

Somoggi ainda previu um 2020 complicado para o time alviverde, justamente, por causa da concorrência com o Flamengo. “O Palmeiras vai ter um ano difícil porque terá o Flamengo à sua frente e tem um dos maiores custos com futebol. Porque em 2018 (último balanço divulgado), fechou com 518 milhões de custos, o maior do Brasil. O Flamengo vinha gastando, há dois anos, 351 milhões. Agora, vai superar 500, pelos meus cálculos, porque o balancete de 2019 aponta para isso. Então o Palmeiras perde o posto de mais “gastão”, com a diferença que o Flamengo criou uma base de sustentação.

O Bandeira de Mello (ex-residente do Flamengo) subsidiou o futuro do clube. Ao invés de hipotecar o futuro. O Flamengo aumentou dívida porque contratou jogador, e essa é a melhor dívida. Você trás os melhores jogadores da América, Gabigol, Bruno Henrique, Rafinha, que fizeram a diferença dentro de campo.”

Questionado se o desempenho em campo, apesar dos gastos parecidos, pode ser considerada a principal diferença entre Flamengo e Palmeiras atualmente, Somoggi explicou. “É como comparar o Barcelona do Guardiola e o Chelsea do Mourinho. Os dois tinham valores próximos, mas um é o time mais lindo do mundo, com um futebol mais vistoso, e o outro vence por 1 a 0.”

Acho que o Palmeiras vive essa crise porque tem dinheiro e não joga com tanta qualidade. Assim como Corinthians, São Paulo, o Grêmio, o Cruzeiro e Internacional, que são gastões. O Flamengo está sozinho neste patamar de gastão e bom futebol. Os títulos criam o que o Bandeira de Mello não viu, e que o Landim está colhendo os frutos: o círculo virtuoso. Ele investiu, deu certo e aumentou a receita. É mais venda de camisas, é mais camarote, é mais bilheteria, tudo vai se multiplicando, além da venda de jogador. Hoje o Fla é o maior vendedor de jogadores jovens do Brasil, o que não era. Eu sou contra venda de todos os jovens, mas ao fazer isso, você valoriza sua marca, valoriza o clube”, completou.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:
#PalmeirasDeTodos: clube inicia 2020 com manifesto em favor do respeito às diferenças
Palmeiras elege único gol de Carlos Eduardo pelo clube como um dos mais bonitos de 2019
Borja agradece diretoria do Palmeiras por ‘ceder em algumas coisas’ e emprestá-lo: “Não é fácil fazer o que eles fizeram”