Home Esportes Radicais Pâmela Rosa: De promessa a realidade. Conheça a história da skatista número 1 do mundo

Pâmela Rosa: De promessa a realidade. Conheça a história da skatista número 1 do mundo

De São José dos Campos, interior de São Paulo, à atual líder do ranking mundial. Conheça a história de Pâmela Rosa, que aos 20 anos, é um dos maiores nomes do skate mundial

Juliana Puttini
Colaborador do Torcedores

Nascida em 19 de julho de 1999, em São José dos Campos – SP, Pâmela Rosa é o principal nome do skate street da atualidade. Aos 20 anos, a paulista lidera o ranking mundial e é a principal esperança de medalha para o Brasil nos jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O skate entrou muito cedo na vida de Pâmela, quando ela tinha apenas 8 anos, e foi amor a primeira vista.

 “Um colega da minha irmã foi fazer um trabalho de escola lá em casa e levou um skate. Mas como eu era pequenininha, ele não deixava eu andar porque podia me machucar. Mas me interessei. Uma hora acabei andando de skate, aí infernizei minha mãe para comprar um pra mim. Minha mãe tirou o dinheiro da conta de luz e comprou meu skate. Depois corremos atrás e conseguimos pagar…” disse a atleta em entrevista ao Globoesporte.com

PUBLICIDADE

Em 2013, aos 13 anos, a skatista recebeu o convite para participar, pela primeira vez, do X-Games, em Foz do Iguaçu, competição tida como a Olimpíadas dos esportes radicais da época, um feito e tanto para uma jovem promessa. Na ocasião, ela terminou com a sétima colocação.

Antes disso, ela já havia se destacado em competições, como Paulista, Brasileiro e Sul Americano.

Mas foi em 2015, aos 15 anos, que ela ficou conhecida mundialmente, ao conquistar a medalha de prata no X-Games, Texas. Começava ali, uma carreira brilhante.

Pâmela contou muito com o apoio da família para driblar as dificuldades do esporte e, principalmente, os altos custos para participar dos campeonatos internacionais. Mas todo esforço vem dando resultado, e hoje, ela colhe os frutos de uma carreira sólida. Mesmo muito jovem, vem encantando o mundo com suas manobras e empilhando títulos por onde passa.

PUBLICIDADE

Confiram as principais conquistas da skatista até o momento:

Campeã Mundial

Tricampeã Sul Americana

Bicampeã do X-Games; três medalhas de prata e uma de bronze

Campeã Brasileira

PUBLICIDADE

Campeã Paulista

Prêmio Brasil Olímpico

Em 2018, Pâmela Rosa conquistou mais um feito, entrou para o Guinness Book, como a mais jovem a conquistar o ouro no X Games na modalidade street; feito aconteceu em 2016. Na época da medalha, ela tinha 16 anos e 221 dias. (A marca já foi quebrada pela japonesa Aori Nishimura, mas o livro dos recordes ainda considera Pâmela nos registros).

Mas nada disso foi fácil, ela teve que abrir mão de muita coisa para chegar onde está hoje, como se divertir com a família, ficar com os amigos, e, até mesmo, praticar outros esportes, tudo para se dedicar e focar na carreira que ela queria seguir.

PUBLICIDADE

Falando nisso, foco e concentração são as principais características da atleta. Um exemplo desta força mental, foi vista em setembro de 2019, um dia antes da final do campeonato mundial, quando Pâmela recebeu a notícia que um tio próximo havia falecido vítima de infarto. Claramente abalada, a atleta decidiu competir em homenagem ao tio. Naquele dia, ela conquistava o título mundial e se distanciava na ponta do ranking.

Em 2020 o skate entra pela primeira vez nos jogos Olímpicos e, apesar  das vagas só serem decididas em maio,  Pâmela está praticamente garantida no Japão. Isso porque, a classificação leva em consideração o ranking mundial de skate, onde ela é a número um no momento. As 20 melhores atletas têm vaga garantida, desde que sejam duas por país.

Aos 20 anos, Pâmela está escrevendo capítulos vitoriosos no esporte, mas é apenas o começo. Ainda veremos muito o nome da brasileira em conquistas pelo mundo.

“Leia mais” 

Saiba como será a disputa do skate nos Jogos Olímpicos

PUBLICIDADE