Home Futebol Paranaense 2020: como funciona o regulamento da competição

Paranaense 2020: como funciona o regulamento da competição

O Campeonato Paranaense 2020 começa neste final de semana; conheça a fórmula de disputa

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Campeonato Paranaense 2020 se iniciará neste final de semana com 12 equipes disputando a conquista da taça estadual. Até a final, serão quatro fases para que se conheça o campeão do Paraná no ano.

PUBLICIDADE

Campeonato Inglês de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!

O Torcedores.com mostra a você o regulamento da competição, com o caminho das equipes e como cada fase estará disposta.

Regulamento

PUBLICIDADE

A primeira fase terá 12 equipes que jogarão até 15 de março em turno único. Os times que terminaram do primeiro ao sexto lugar no Paranaense de 2019 terão mais mandos de campo do que os times restantes (seis contra cinco) nesta fase.

Os oito melhores desta fase se classificarão para a segunda fase (quartas-de-final). O cruzamento envolverá a melhor campanha da primeira fase contra a oitava, a segunda melhor contra a sétima e assim indo. Serão jogos de ida e volta com o time de melhor campanha jogando a segunda partida em casa.

O Saldo de gols é o primeiro critério de desempate nesta fase, com caso persista a igualdade, decisão por pênaltis. Os classificados vão até as semifinais, com os vencedores destas fazendo a decisão do Paranaense 2020. Assim como nas quartas de final, semifinais e finais também irão para os pênaltis em caso de empate no saldo de gols.

As pontuações das outras fases contarão até o final para determinar quem terá a vantagem de jogar em casa a partida de volta tanto nas semifinais como nas finais.

PUBLICIDADE

Rebaixamento

Serão rebaixados para a segunda divisão paranaense de 2021 os dois últimos colocados da primeira fase da competição. Com isso, os dois melhores da segundona do PR irão se juntar à elite do futebol estadual para a próxima temporada.

Clubes participantes

Os clubes que jogarão o Campeonato Paranaense de 2020 são: Athletico Paranaense, Londrina, Coritiba, Cianorte, FC Cascavel, Cascavel CR, Paraná, Rio Branco-PR, Operário-PR, PSTC, Toledo e União Beltrão.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

 

(Crédito da foto: Reprodução/Site Oficial da Federação Paranaense de Futebol)