Home Marketing Esportivo Paulistão tem início com o desafio de manter audiências em alta. Confira os números

Paulistão tem início com o desafio de manter audiências em alta. Confira os números

Estreia das transmissões do Paulista tem como desafio sustentar as boas audiências verificadas nos últimos dois anos

Vinicius Paiva
Economista com passagem pelo Globoesporte e contribuição ao Yahoo. Autor do antigo Blog Teoria dos Jogos. Tem como pauta números, cifras e audiências televisivas.

Uma rodada após o início do torneio, chegou a vez do Paulistão na TV aberta. Estadual mais valioso do país, o torneio é assistido pela maior parcela do PIB entre os campeonatos locais. E estreia na Globo amanhã, com o clássico São Paulo x Palmeiras e o desafio de manter as altas audiências verificadas nas últimas temporadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Enquanto o Rio de Janeiro é tomado por uma polêmica sem fim, que envolve um apagão de transmissões pelo fato de o Flamengo não ter fechado com a Globo, os times de São Paulo navegam por mares tranquilos. Todos previamente negociados com a emissora, o que também faz com que 100% dos jogos seja televisionado via pay per view.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Isto, entretanto, não dissipa a curiosidade de se conhecer as audiências de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos individualmente. Seriam números semelhantes aos verificados no Rio, que fundamentam a maior pedida do Flamengo na comparação com os rivais? A frieza dos números diria que sim. Ao menos quando se olha apenas para a região metropolitana de São Paulo – origem das estatísticas a seguir.

Por se tratar de um torneio de tiro curto, não é apropriado utilizar apenas uma edição como parâmetro, sendo mais razoável agregar os Campeonatos Paulistas de 2017, 2018 e 2019. Ainda assim haverá distorções, como pelo fato de o Corinthians ter jogado (e ganhado) as últimas três finais, o que infla seus números. No extremo oposto está o Santos, com pouquíssimos jogos televisionados e geralmente só indo parar na TV em clássicos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pode-se dizer que existe uma grande variação de audiências entre os quatro grandes paulistas. Ela vai desde o empate de Corinthians e Palmeiras em clássicos (sendo este o derby de maiores audiências na capital) até números mais de 30% superiores a favor do alvinegro quando comparado ao Santos, nas mesmas condições. Nos últimos três anos, aliás, a dependência do Corinthians na TV aberta foi intensa: 70% dos clássicos televisionados tiveram sua presença. E nestes jogos os números também foram mais de 30% superiores aos dos clássicos sem o clube do Parque São Jorge.

LEIA MAIS

Veja quanto seu time ganhará de cota de TV para os Estaduais 2020

PUBLICIDADE
Better Collective