Home Futebol Quais são as principais lesões do futebol?

Quais são as principais lesões do futebol?

Em um dos esportes mais praticados no mundo não é incomum ouvir falar sobre um atleta que sofreu uma grave lesão em campo. Em alguns casos, até em treinamento isso acontece.

Mayk Santos Souza
Colaborador do Torcedores.com.

Mesmo com muita tecnologia envolvida e evolução nos departamentos médicos e de treinamento para fortalecimento de musculatura, algumas lesões são bem difíceis de prevenir.

PUBLICIDADE

Um estudo realizado pelo Instituto do Joelho do Hcor destacou que as principais lesões acontecem nos ligamentos dos joelhos. Veja aqui mais informações sobre o levantamento!

A cara de dor de um jogador, transmitida ao vivo para milhares de torcedores, incomoda muita gente.

PUBLICIDADE

Aqui no Torcedores você pode ver uma relação com algumas das piores lesões do futebol.

Principais lesões do futebol

Por ser um esporte de contato, não é raro que uma partida termine sem algum jogador lesionado, seja a lesão de baixo ou alto impacto.

Um levantamento realizado pela Unifesp diagnosticou que as principais lesões do futebol são:

  • Lesões por choque entre jogadores (as chamadas contusões): 24,1%
  • Lesões musculares: 39,2%
  • Torções: 17,9%
  • Tendinites: 13,4%
  • Outras: 5,4%

Outra constatação da pesquisa foi de que 72,2% das lesões do futebol ocorrem em membros inferiores, com a coxa sendo o local de maior impacto (34,5% dos casos).

PUBLICIDADE

No futebol, as lesões musculares são muito comuns nas coxas e pernas, seguidas de entorses no tornozelo e joelho. Por fim, existem as lesões por sobrecarga e exaustão da musculatura, seja por excesso de treino ou competições de alto nível sem o descanso adequado.

É muito comum também que os jogadores sofram de tendinites no joelho e tornozelo, com dores concentradas no tendão de Aquiles e no patelar.

“Acredito que nos próximos 5 a 10 anos muito daquilo que se utiliza hoje no tratamento da dor será substituído por novas tecnologias mais eficientes e muito mais seguras”, explica o dr. Manoel Jacobsen Teixeira, organizador do Cindor, congresso da dor realizado na Universidade de São Paulo (USP).

Estas lesões do futebol acontecem tanto em jogadores profissionais como em amadores. Por isso, é muito importante ter um acompanhamento médico para medidas preventivas, sempre que possível.

PUBLICIDADE

Em alguns casos, apenas o fortalecimento da musculatura e descanso adequado já são suficientes para evitar novas lesões.

Porém, como constatou a pesquisa, algumas vezes ocorrem contatos e fraturas, neste caso o acompanhamento médico é obrigatório para o correto tratamento e também para que os movimentos sejam recuperados.