Home DESTAQUE Renata Saporito: Flamengo colhe frutos da boa gestão e domina o mercado da bola

Renata Saporito: Flamengo colhe frutos da boa gestão e domina o mercado da bola

Clube carioca larga na frente das outras equipes do futebol brasileiro

Renata Saporito
Colaborador do Torcedores

Depois do merecido descanso, a temporada 2020 do nosso ‘querido’ futebol recomeçou pelos quatro cantos do país com os nossos conhecidos campeonatos estaduais

PUBLICIDADE

As principais equipes já estrearam ou estão em vias de estrear nos respectivos regionais, e a expectativa para o ano é grande, apesar do mercado da bola não ter sido tão agitado nessa virada de ano.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE

É verdade que ainda restam alguns dias para o fim da janela de transferência, mas acredito que já podemos afirmar que não tivemos contratações astronômicas e o mercado parece que ficou tímido dessa vez. Dívidas, gestões pouco profissionais e o mal planejamento certamente contribuíram para isso.

A exceção neste quesito é o Flamengo, que contratou ótimos nomes (Gustavo Henrique, Michael, Thiago Maia, Pedro Rocha e Pedro), além de manter Jorge Jesus e o seu artilheiro Gabigol (nesta segunda feira (28), o atacante disse que fica!). Sem dúvida, isso tudo só foi possível porque o clube se organizou, optou por uma gestão profissional nos últimos anos e agora começa a colher os frutos (títulos).

Por outro lado, seus rivais cariocas parecem que ainda não têm condições de diminuir essa enorme distância que a gestão rubro negra alcançou. Fluminense, Botafogo e Vasco parece que começam a temporada lutando para manter as contas em dia.

E, para os paulistas, parece que o mercado não trouxe muitas novidades, exceto ao Corinthians, que fez duas apostas importantes: trouxe um novo técnico – e com ele um novo estilo de jogo – e fez uma aposta em recuperar Luan. As novidades de Palmeiras e Santos estão no banco de reservas e ambos com treinadores experientes para ajustar suas equipes, mas sem grandes contratações até então. Já o São Paulo manteve o elenco e aposta na continuidade de Fernando Diniz para engrenar de vez, mas vem pressionado por conta da tão falada ‘fila’ de títulos que impera pelos lados do Morumbi.

PUBLICIDADE

No Sul, o Grêmio de Renato Gaúcho fez um certo barulho no mercado da bola ao trazer Victor Ferraz, Lucas Silva, Orejuela, Vanderlei, Caio Henrique e oficializou dois nomes de peso: Diego Souza e Thiago Neves. Esses dois últimos valem destaque, já que chegam sob total aval do comandante gremista e buscam dar a volta por cima. Sabemos do potencial do técnico gaúcho no quesito resgatar atletas. Já o rival Internacional e seu treinador Eduardo Coudet, juntamente com D’Alessandro e Paolo Guerreiro, trouxe Rodinei, Musto, Thiago Galhardo, Marcos Guilherme e Moises, e busca se manter competitivo.

Em Minas, o Cruzeiro luta para que as dívidas não afundem ainda mais o clube, já que pior que tá, não da pra ficar. O jeito é aproveitar o estadual pra colocar a casa em ordem, fazer uma boa Série B, a fim de voltar à Série A no ano que vem. Enquanto o Atlético, com Rafael Dudamel, outro gringo por aqui, procura rejuvenescer o elenco e sem muito barulho vai em busca de uma equipe mais aguerrida.

O Fortaleza de Rogério Ceni está focado em manter o embalo de 2019, afinal de contas, esse ano disputa a Copa Sul Americana, entusiasmado pelo calor do seu torcedor.

Ainda no Nordeste, não podemos deixar de destacar o Bahia. Há anos, sua gestão profissional vem fazendo um grande trabalho e cada vez mais o clube se consolida como uma das principais forças da região. Seu sócio-torcedor e o técnico Roger Machado caminham juntos para um ano ainda mais promissor.

PUBLICIDADE

Foi dada a largada, torcedor.

Agora, é esperar pra ver.

LEIA MAIS:
Renata Saporito: Pré-temporada curta e calendário apertado atrapalham o desempenho dos clubes brasileiros