Home Futebol Símbolo do St. Pauli entra na mira da polícia britânica; entenda o motivo

Símbolo do St. Pauli entra na mira da polícia britânica; entenda o motivo

Alemães foram surpreendidos com aparecimento da bandeira mais famosa de sua torcida em lista de polícia contra terrorismo

Hugo R. Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Na última sexta feira (18), o CTP (Polícia Contra o Terrorsimo) divulgou símbolos e emblemas de grupos de extrema direita, neonazistas e jihadistas e também incluiu as organizações antifascista, anarquistas e também radicais de extrema esquerda. A bandeira do St. Pauli entrou na lista.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Isso porque os alemães são conhecidos pelo ativismo de sua torcida contra o racismo e qualquer forma de preconceito. Eles foram encaixados nos grupos de extrema-esquerda. Entretanto, o fato causou bastante surpresa no clube, pois estão ao lado dos ambientalistas do Greenpeace.

“Não consideramos esses grupos como extremistas e também não os vemos como uma ameaça à segurança nacional. Fornecemos esse documento para os serviços de segurança e outros com o intuito de ajudar nossos colegas a tomarem decisões bem fundamentadas”, disse Dean Haydon, porta-voz do CTP, sobre a inclusão do St. Pauli.

PUBLICIDADE

Há ainda o grupo Extinction Rebellion, que tem como objetivo evitar o colapso ambiental. Entretanto, o porta-voz ressaltou que não é porque os alemães fazem parte da lista que são suspeitos de cometerem atos ilegais.

“É necessário que nossa polícia antiterrorismo, forças de segurança e também  parceiros saibam a quais organizações as pessoas pertencem e quais são seus objetivos e atividades, sejam estas legais ou de outro tipo. Presumir o contrário certamente seria contraprodutivo e enganoso”, completou.

St. Pauli pede explicações e tem apoiadores

O St. Pauli, que atualmente  disputa a segunda divisão do campeonato alemão, pediu explicações sobre a inclusão. Entretanto, ainda não obteve retorno a respeito do tema. O zagueiro James Lawrence saiu em defesa do clube nas redes sociais.

“Tenho orgulho do meu time e dos valores que defende. Antifascista, antirracista, antissexista e anti-homofóbico. Como não gostar?”, escreveu o meia. Ele acabou elogiado pelos próprios alemães, que responderam à postagem do defensor. “Muito bem. Nada a acrescentar, a não ser muito amor por James”, escreveu.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Os torcedores da equipe que formaram a torcida Manchester St. Pauli expressaram solidariedade ao clube. O fato de que um time da segunda divisão da Alemanha possa ter tanto impacto e ser reconhecido pelas forças de segurança britânicas certamente é algo que deve ser motivo de orgulho”, afirmou um representante.

Leia Mais
NANTES FAZ HOMENAGEM A EMILIANO SALA UM ANO APÓS ACIDENTE

DERBY COUNTY QUER REDUZIR SALÁRIO DE CAPITÃO ENVOLVIDO EM ACIDENTE POR EMBRIAGUEZ