Home Esportes Olímpicos Velejadores olímpicos ajudam na limpeza de manguezais em Miami

Velejadores olímpicos ajudam na limpeza de manguezais em Miami

Atletas se uniram aos moradores de uma região de Miami para limpar áreas de um manguezal. Quase 300 kg de resíduos foram retirados

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Talvez nenhum esporte do mundo seja tão prejudicado pela poluição quanto a Vela. Afinal, basta que uma área de competição esteja suja para que os atletas sejam afetados diretamente. Pensando nisso, a Federação Internacional de Vela (World Sailing) tem lançado uma série de projetos visando a melhoria dessa questão. Neste domingo (19) vários atletas olímpicos se juntaram aos moradores de uma comunidade norte-americana para ajudar a limpar manguezais de uma área de Miami.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Os atletas estão na região para competir na Hempel World Cup Series. Mas a preocupação naquele momento não era com a competição em si. Isso porque o objetivo era ajudar a melhorar a situação da região. Os atletas foram apoiados em diferentes frentes. Isso porque eles receberam apoio da World Sailing, da Federação norte-americana de vela (Us Sailing) e pelo grupo ambiental SendIt4TheSea.

Um grande grupo se formou para fazer a limpeza. Além dos vários atletas, o mutirão contou com a ajuda de moradores da região e crianças de escolinhas de clubes de vela locais. A coleta foi realizada nas proximidades do Centro de Vela dos Estados Unidos. Isso ajudou portanto no apoio prático aos coletadores do lixo. De acordo com informações divulgadas pela World Sailing, 295kg de resíduos foram coletados.

PUBLICIDADE

O chefe de sustentabilidade da vela, Dan Reading, falou sobre o momento. De acordo com ele, o momento foi muito proveitoso. “Foi ótimo ter uma variedade de velejadores, de jovens locais a atletas olímpicos, todos unindo forças para limpar a área de mangue adjacente ao local da série da Copa do Mundo Hempel”, disse ele.

Plástico

O que impressionou os participantes do mutirão foi mesmo a quantidade de plástico do local. De acordo com organizadores, a grande maioria dos objetos coletados era feito de plástico não reutilizável. “O que foi ótimo ver foi o entusiasmo e o treinamento dado aos jovens participantes para parar de usar o plástico descartável, pois muitos dos itens recolhidos eram objetos de plástico comuns”, disse Reading.

Na última sexta-feira (17), esse mesmo grupo de velejadores olímpicos tinha participado de outro evento de caráter ambiental. Eles embarcaram em uma expedição para restaurar os corais da região. O evento foi organizado pela Universidade de Miami.

Seja como for, a etapa de Hampel da Copa do Mundo está prevista para começar nesta segunda-feira (20). O processo de inscrição, no entanto, já será realizado neste domingo (19)

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

COI lança projeto para redução do uso de plástico no mundo do esporte