Home Futebol A virada história da Internazionale sobre o Milan é um daqueles jogos que vão ser lembrados por muito tempo

A virada história da Internazionale sobre o Milan é um daqueles jogos que vão ser lembrados por muito tempo

Equipe rossonera abre 2 a 0 no primeiro tempo, mas time de Antonio Conte marca quatro vezes na segunda etapa; Internazionale chega a 54 pontos e divide a liderança do Campeonato Italiano com a Juventus

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

A torcida da Internazionale de Milão vai se lembrar do dia 9 de fevereiro de 2020 por muito tempo. Não somente pela incrível virada em cima do Milan dentro do Giuseppe Meazza e pela atuação de Lukaku, Vecino, Brozovic e De Vrij durante os noventa e poucos minutos de partida. Mas por recolocar o escrete nerazzurri na liderança do Campeonato Italiano e com amplas condições de interromper a sequência de oito títulos da Juventus. As duas equipes estão empatadas na primeira posição com 54 pontos sendo que a Internazionale leva vantagem nos critérios de desempate. Fazia bastante tempo que a Internazionale não se agigantava tanto dentro de campo. E fazia bastante tempo que o torcedor nerazzurri não se enchia de esperanças de que os anos dourados do seu time do coração podem ter voltado. E logo com uma virada impensável sobre um Milan que se apequena cada vez mais.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

É bem verdade que Internazionale e Milan fizeram uma partida até certo ponto equilibrada no primeiro tempo. O time de Stefano Poli começou um pouco melhor com Rebic fazendo boa dupla com Théo Hernández pelo lado esquerdo no 4-4-1-1 rossonero e forçando bastante pra cima de Godín e Candreva. Aos poucos, a equipe de Antonio Conti foi se achando e explorando bem os movimentos do 5-3-2 preferido do treinador italiano. O grande problema, no entanto, era a facilidade com que Ibrahimovic, Çalhanoglu, Rebic e companhia conseguiam circular entre as linhas da Internazionale e explorar os espaços às costas dos alas Candreva e Ashley Young. Mesmo assim, os dois gols rossoneros saíram de duas bobeiras da defesa nerazzurri. A primeira em bola levantada na área e escorada por Ibrahimovic para Rebic mandar para as redes, e a segunda marcada pelo próprio sueco depois de cobrança de escanteio nos acréscimos da primeira etapa. Mas ainda havia muita água pra correr nesse rio.

Internazionale vs Milan - Football tactics and formations

PUBLICIDADE

Apesar do jogo equilibrado na primeira etapa, o Milan conseguiu aproveitar melhor as chances que teve e marcou duas vezes antes do intervalo. O 4-4-1-1 de Stefano Poli levava uma certa vantagem sobre o 5-3-2 de Antonio Conti na Internazionale muito por conta da boa atuação de Çalhanoglu, Rebic e Théo Hernández.

Futebol de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!

O segundo tempo trouxe uma verdadeira avalanche preta e azul no Estádio Giuseppe Meazza. Com muito mais compactação e intensidade nas suas transições, a Internazionale chegou ao empate com dois gols em dois minutos. Primeiro com Brozovic (em belíssimo chute da entrada da área) e depois com Vecino (após lance revisado pelo VAR). E a virada veio com o holandês De Vrij após cobrança de escanteio. E isso aos 25 minutos da segunda etapa. Stefano Poli mexeu no time do Milan (com as entradas de Rafael Leão, Lucas Paquetá e Bonaventura) mas não alterou seu desenho tático básico. Ibrahimovic teve a chance de empatar aos 44 minutos, mas acabou esbarrando na trave. E a cereja do bolo viria aos 48 minutos com o belga Lukaku completando cruzamento de Moses do lado direito. Era o gol que completava uma virada histórica e coloria o Giuseppe Meazza de preto e azul. Mais do que a organização do 5-3-2 de Antonio Conti, foi a fibra de toda a equipe da Inter que fez a diferença.

Milan vs Internazionale - Football tactics and formations

A Internazionale voltou do intervalo com outra postura e conseguiu empatar a partida com dois gols em dois minutos. Com o time mais compactado e mais ligado, a virada (até então impensável) aconteceu mesmo com a melhora de produção do Milan após as mexidas de Stefano Poli.

PUBLICIDADE

Essa virada da Internzionale sobre o Milan entra para a história não apenas pelas circunstâncias no jogo, mas por todo o cenário no Campeonato Italiano. É o tipo de resultado que dá uma moral imensa para a equipe nerazzurri seguir brigando pelo título e pelo fim da sequência de títulos da rival Juventus. Ao mesmo tempo, também é a consolidação de um estilo de jogo e de uma estratégia bem definida do técnico Antonio Conti. Seu 5-3-2 ficou conhecido quando comandou a Seleção Italiana na Eurocopa de 2012 e quando conquistou a Premier League com o Chelsea. O italiano vinha um pouco em baixa por conta de questões de relacionamento na equipe inglesa e ganhou nova chance na Internazionale. Mesmo com a eliminação na Liga dos Campeões, a equipe de Milão segue firme na briga pelo Scudetto e com condições de bater de frente com a poderosa Juvenuts. Ao mesmo tempo, jogadores como Lukaku, Eriksen (que entrou muito bem no jogo), Brozovic e Vecino mostram uma adaptação incrível ao esquema tático de Antonio Conti.

Só o tempo vai dizer se a Internazionale vai aproveitar a moral conquistada com essa vitória sobre o Milan. Mas esse é o tipo de jogo que já entrou para história. Não somente pelo resultado num clássico do tamanho do Derby de Milão, mas por todo o cenário. A Inter mostrou que ainda é gigante e que pode reviver seus melhores anos.

LEIA MAIS:

Inter vence o clássico contra o Milan pelo Campeonato Italiano; assista aos gols

PUBLICIDADE

Internazionale aguarda definição da situação de Matteo Politano para fechar com Giroud