Home Esportes Olímpicos Atleta que disputou duas Olimpíadas pela Argentina morre aos 26 anos

Atleta que disputou duas Olimpíadas pela Argentina morre aos 26 anos

Lançador de dardo Braian Toledo estava com a namorada quando sofreu um acidente de motocicleta

Lucas Meireles
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

O atletismo da Argentino sofreu um baque inesperado na tarde da última quarta-feira (26). Aos 26 anos, o lançador de dardo Braian Toledo faleceu após um acidente de motocicleta próximo a cidade de Marcos Paz. O atleta estava com a namorada quando sofreu o acidente.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

De acordo com o que foi apurado pelo periódico “Clarín”, o acidente aconteceu por volta das 13:30h de quarta-feira. Toledo, que dirigia uma motocicleta, teria atingido um quebra-molas e se desequilibrado.

O atleta então atingiu duas palmeiras que ficam à beira da Rodovia 40, próximo a cidade de Marcos Paz, no distrito de Buenos Aires, na Argentina. O lançador chegou a ser levado ainda vivo ao hospital, mas faleceu minutos depois.

PUBLICIDADE

Gigante no lançamento de dardos

A morte de Toledo gerou uma comoção nacional no país vizinho. O lançador de dardo era considerado um dos maiores atletas olímpicos da Argentina.

Jovem de origem humilde e com história de superação, o atleta, que tentou a sorte como jogador do River Plate, vinha se destacando desde que ainda era bem jovem. Em 2009, conquistou a medalha de bronze na categoria sub-18 da Copa do Mundo de Bressanone, na Itália. O argentino, posteriormente, conquistaria o recorde mundial na categoria, marca que detém desde 2010.

Além disso, Braian Toledo têm no currículo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude (2010), o bronze nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara (2011), o ouro no Campeonato Ibérico-Americano de Atletismo e a prata no Campeonato Mundial Junior de Barcelona (ambos em 2012).

O lançador também defendeu a Argentina nas Olimpíadas de Londres e do Rio. Em terras cariocas, o atleta chegou a final da competição. Feito que não se repetia desde que Ricardo Heber disputara os Jogos de Helsinque, em 1952.

PUBLICIDADE

Buscava a terceira Olimpíada

Mirando os Jogos de Tóquio 2020, Toledo estava morando na Finlândia. País considerado o paraíso para o aperfeiçoamento do atletismo. Mas havia voltado para Marcos Paz para visitar a família e os projetos que apoiava.

O lançador deixa como legado a marca de 83,32 metros. A distância é o recorde da categoria na Argentina e terceira melhor da América do Sul na história.

Leia Mais