Home Fitness Principais benefícios da acupuntura no esporte

Principais benefícios da acupuntura no esporte

Técnica originada na medicina tradicional chinesa ajuda no tratamento de lesões, reduz efeitos das dores e também é muito útil para melhorar o desempenho de atletas em esportes que exigem concentração total.

Mayk Santos Souza
Colaborador do Torcedores.com.

Recentemente, um estudo publicado na revista Jama Oncology revelou que a acupuntura é muito eficiente para aliviar as dores de pacientes em tratamento contra o câncer. Porém, a técnica ainda encontra um desconhecimento sobre seus benefícios.

PUBLICIDADE

Recentes relatos científicos começam a comprovar os benefícios da acupuntura na parte física. Sabe-se que dores na região lombar, nos tendões e diversos músculos já podem ser aliviadas com a técnica chinesa.

Esse cenário muda quando a técnica é usada para aliviar a ansiedade antes de grandes competições e também para fortalecer a concentração dos atletas.

PUBLICIDADE

“As terapias deixaram de ser práticas exóticas e cercadas de misticismo para se tornarem verdadeiras aliadas contra as tensões do corpo”, revela Beatriz Lopes Ferraz Elias, do Arya Concept SPA.

Vários centros médicos, principalmente na Ásia, mas também nos Estados Unidos, recomendam o uso de acupuntura como alternativa de tratamento em atletas de ponta.

Bem, mas quais são os benefícios da acupuntura no esporte?

Alívio de dores e relaxante muscular – Todo atleta sabe da dificuldade que é encontrar um equilíbrio entre a dor física e o controle para evitar substâncias que podem ser diagnosticadas como doping. Aliás, esse assunto é tão sério que muitos clubes proíbem a auto medicação.

Depois de uma partida ou treino em que o esforço físico foi grande e a musculatura está tensa, uma sessão de acupuntura ajuda a aliviar o estresse, contribuindo para o relaxamento e recuperação muscular.

PUBLICIDADE

Concentração – Todo atleta, seja ele profissional ou amador, sabe que a questão física é importante, mas que o controle emocional é o que pode fazer a diferença para determinar vencedor ou perdedor em uma competição.

Fatores externos podem atrapalhar a sua concentração durante um torneio, sejam eles causados por dores, por relacionamentos ou mesmo pela torcida adversária.

Um dos principais benefícios da acupuntura no esporte está em auxiliar a controlar o lado emocional, já que ela promove a produção de endorfina e reduz o cortisol, hormônio ligado ao estresse e ansiedade.

O resultado disso é que o sono do atleta melhora e o corpo se recupera melhor fisicamente.

PUBLICIDADE

Melhora na performance – Um estudo realizado em Brasília com interessados em fazer parte do Corpo de Bombeiros, após reprovação em exames de performance e resistência, provou que a realização de sessões de acupuntura pode sim elevar o nível competitivo de cada indivíduo.

Os candidatos foram reprovados inicialmente na seleção por não conseguir resistir ao tempo e desgaste das provas físicas.

Com um trabalho realizado em meridianos diferentes, com um tratamento direcionado para melhorar a performance aeróbica e anaeróbica, foi constatada uma melhora em 60% na resistência dos atletas, contribuindo para a aprovação nos exames admissionais.

Conclusão

Em competições de alto nível como são as Copas do Mundo, Jogos Olímpicos e torneios individuais, os atletas estão bem nivelados quanto a preparação física e alimentação.

PUBLICIDADE

O tempo de recuperação entre uma disputa e outra e a concentração podem ser alguns benefícios fornecidos pela acupuntura que farão a diferença para colocar determinado atleta em vantagem.

Isso sem contar que a redução da ansiedade e a melhora do sono já deixará o atleta muito mais disposto para enfrentar as cargas pesadas de treinos e fortalecer a musculatura.