Home Esportes Olímpicos Campeão olímpico da Hungria é punido por comentário agressivo contra a China

Campeão olímpico da Hungria é punido por comentário agressivo contra a China

Csaba Burján postou um palavrão ao se referir aos chineses quando chegou em um aeroporto. Atleta excluiu o post e pediu desculpas. Mas foi punido

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

O atleta húngaro Csaba Burján foi punido por expressar palavras de ódio contra a China. O país é o epicentro do surto do coronavírus que tem assustado o mundo. Burján publicou um post onde criticava o país com direito a um palavrão. O atleta já excluiu o post. Logo depois, ele fez outro se desculpando pela sua atitude. Embora tenha argumentado que a publicação foi feita “no calor do momento”, ele foi punido.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

Burján é atleta da patinação em velocidade da Hungria. E ele não é qualquer atleta. Embora tenha apenas 25 anos de idade, ele já ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang, em 2018. Na ocasião, a medalha foi conquistada ao lado da sua equipe na prova dos 5000 metros em revezamento. Mas esse histórico não foi capaz de segurar a punição. Ele foi banido do esporte por um ano.

A punição veio por parte de membros do alto escalão do esporte do seu próprio país. O ano de punição foi definido pelo Comitê de Ética e Disciplina da Federação Nacional de Patinação Húngara (MOKSZ). Coincidência ou não, o técnico da equipe de patinação da Hungria é um chinês. Zhang Jing ficou indignado com a postura do seu atleta. Além disso, ele não escondeu o seu descontentamento e renunciou o cargo quando viu o post.

PUBLICIDADE

O post

O post da discórdia ficou no ar por apenas algumas minutos. Mas isso já é mais do que o necessário para gerar uma polêmica nas redes sociais. O post foi publicado ainda no dia 3 de dezembro de 2019. Ou seja, ainda antes do surto do coronavírus chegar ao centro da preocupação internacional. Acontece que Burján esteve na cidade de Xangai, na China, para uma etapa da Copa do Mundo de sua modalidade. Quando chegou no aeroporto o atleta se deparou com uma longa fila.

Burján fotografou a fila e postou a imagem com a legenda “Fucking China”. O fucking em questão é um palavrão considerado muito forte no idioma inglês. Logo depois da repercussão negativa do post, o atleta apagou o comentário e escreveu o outro. Nesta segunda versão ele pediu desculpas. “Sinto muito pelo post de ontem. Eu estava cansado depois de uma longa viagem e não quis dizer aquilo. Eu espero que todos entendam. Peço desculpas mais uma vez”, completou o atleta.

O MOKSZ divulgou uma nota sobre o assunto. “O Conselho constatou que o competidor cometeu uma violação ética e disciplinar por seu post publicado nas redes sociais em 3 de dezembro”, afirma. “Burján está agora proibido de participar da equipe de patinação de velocidade em pista curta, campos de treinamento e treinamento de equipes nacionais e competições no calendário de corridas do MOKSZ por um período de um ano”, completa a descrição da decisão.

LEIA MAIS

Governo de Xangai anuncia suspensão de GP da China de Fórmula 1

 

PUBLICIDADE