Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Cinco clubes de futebol que tiveram origem em empresas

Adversário do Vasco na estreia da Copa Sul-Americana, Oriente Petrolero é uma equipe fundada a partir de uma empresa; relembre outros clubes de futebol com origens semelhantes

Jean Lucas
Jornalista, com passagens por Bandsports e FOX Sports. Fascinado por contar (e ouvir) histórias. Vive o futebol 48h por dia.

Crédito: (Divulgação/Arsenal/Facebook)

O caminho do Vasco da Gama na disputa da Copa Sul-Americana começa nesta quarta-feira (5), em São Januário. O Gigante da Colina enfrenta o Oriente Petrolero, da Bolívia. O adversário vascaíno possui uma história curiosa: o Oriente Petrolero foi fundado a partir de uma empresa. Abaixo, o Torcedores.com relembra cinco equipes que tiveram origens parecidas. 

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Oriente Petrolero 

O boliviano Oriente Petrolero é um clube que surgiu no bairro de Petroleros, em Santa Cruz de La Sierra. Os fundadores da equipe eram majoritariamente funcionários da YPFB (companhia petrolífera estatal boliviana).

PSV

Um dos casos mais famosos do futebol de times que possuem fundação com origem em empresa é o do PSV. De nome Philips Sport Verening Eindhoven, a equipe surgiu a partir da ideia de trabalhadores da empresa de tecnologia. O clube, inclusive, teve o patrocínio da Philips por muitos e muitos anos.

Bayer Leverkusen

Outro caso europeu de clube fundado com origem em empresa é o do Bayer Leverkusen. O time alemão foi fundado a pedido de cerca de 170 funcionários da gigante de química e farmácia do país que gostariam de ter o apoio da empresa em um clube esportivo. O Bayer Leverkusen foi fundado em 1904.

Emelec

Conhecido como Los Eléctricos, o equatoriano Emelec foi fundado pelo estadunidense George Capwell, um entusiasta esportivo, em 1929. Capwell era dono da Empresa Eléctra del Ecuador, e aproveitou o negócio para fundar o clube. O nome do fundador do Emelec também é o mesmo do estádio do time.

Arsenal

Gigante do futebol inglês, o Arsenal foi fundado por trabalhadores da Woolwich Arsenal Armament Factory, antiga empresa de fabricação de armas. Apesar de não ser uma história relativamente conhecida, o clube até perdeu muitos jogadores durante a Primeira Guerra Mundial. O escudo e o nome do Arsenal também explicam bastante a origem do clube.

LEIA MAIS

Pai de Yony González crava acerto com Corinthians: “Ele está contente”

Sony ainda não sabe qual será o preço do PlayStation 5 em 2020

As melhores notícias de esportes, direto para você