Home Futebol Independiente del Valle x Flamengo: tudo o que você precisa saber sobre a final da Recopa Sul-Americana

Independiente del Valle x Flamengo: tudo o que você precisa saber sobre a final da Recopa Sul-Americana

Sem Gabriel Barbosa, Rubro-Negro começa a decidir a Recopa Sul-Americana nesta quarta (19), no Equador

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Independiente del Valle, do Equador, e Flamengo se enfrentam na noite desta quarta (19), a partir das 22h30 (horário de Brasília), no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, pela partida de ida das finais da Recopa Sul-Americana. O segundo e decisivo confronto acontecerá no próximo dia 26, às 21h30, no Maracanã.

PUBLICIDADE

DAZN agora custa menos de R$1,00 por dia e o primeiro mês é grátis! Assine já!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O Flamengo foi campeão da Supercopa do Brasil ao derrotar no último domingo (16) o Athletico Paranaense por 3 x 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os gols foram marcados por Bruno Henrique, Gabriel Barbosa e De Arrascaeta. O título nacional contempla na final o campeão da Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil na temporada anterior.

Depois de empatar em 2 x 2 um amistoso contra o Sporting Cristal, do Peru, o Independiente del Valle vem de vitória diante de sua torcida sobre o Mushuc Runa pelo placar de 2 x 1, em partida da rodada de abertura do Campeonato Equatoriano de 2020.

PUBLICIDADE

A competição

Organizada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), a Recopa Sul-Americana acontece desde 1989 e marca o duelo entre os dois atuais campeões dos principais torneios de futebol de clubes do continente: a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-Americana.

O maior vencedor é o Boca Juniors, da Argentina, que possui quatro títulos, seguido pelo também argentino River Plate, com três. Dos clubes brasileiros, São Paulo, Internacional e Grêmio aparecem na lista com dois troféus cada, enquanto Cruzeiro, Santos, Corinthians e Atlético-MG tem um.

Na última edição, disputada em maio do ano passado, o River Plate-ARG sagrou-se campeão sobre o Athletico Paranaense. No primeiro jogo, em Curitiba, o Furacão venceu por 1 x 0, mas foi derrotado pelos argentinos na final em Buenos Aires por 3 x 0.

Os finalistas

O Flamengo é o atual campeão da Copa Libertadores e superou nas finais o River Plate-ARG, na primeira vez em que a decisão da competição foi disputada em partida única. O confronto final foi realizado no estádio Monumental de Lima, no Peru, e o Rubro-Negro venceu de virada por 2 x 1, com dois gols do atacante Gabriel Barbosa.

PUBLICIDADE

Do outro lado, o Independiente del Valle chegou às finais da Recopa por ter conquistado o título da Copa Sul-Americana sobre o Colón, da Argentina, após vitória também por 2 x 1 debaixo de bastante chuva no estádio Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai, se tornando o segundo clube equatoriano a conquistar o torneio ao lado da LDU, que foi campeã em 2009 diante do Fluminense.

Abre Aspas

“Vamos tentar ser protagonistas e ter a iniciativa na defesa e no ataque, além de estarmos muito concentrados (…) É uma equipe (o Flamengo) com jogadores de alto gabarito, de primeiro nível mundial. Mas precisamos saber quem somos e o que queremos fazer, sermos fiéis ao que somos, como fizemos no ano passado. Vencemos a Sul-Americana independentemente dos adversários que tivemos e por mais difícil que fossem os jogos”, sentenciou o técnico do Del Valle, Miguel Ángel Ramírez.

“Já sabemos das características do jogo que vamos ter aqui. Vamos estar preparados fisicamente. Será um jogo muito intenso, dinâmico (…) O Del Valle é uma equipe complicada, tem resultados bons contra grandes equipes argentinas, bons resultados. E temos que ter muito respeito”, destacou o uruguaio Giorgian De Arrascaeta, meia do Flamengo.

O Flamengo foi campeão da Supercopa do Brasil no último domingo (16), ao vencer o Athletico Paranaense por 3 x 0 (Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo)

O Flamengo foi campeão da Supercopa do Brasil no último domingo (16), ao vencer o Athletico Paranaense por 3 x 0, em Brasília (Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo)

Desfalques e relacionados do Flamengo

Gabriel Barbosa não estará em campo nesta quarta (19) porque cumpre suspensão automática devido à expulsão de campo depois de anotar o segundo e decisivo gol na final da Libertadores em 2019. Outro que desfalca o time do técnico Jorge Jesus é o zagueiro Léo Pereira, que segue em tratamento no departamento médico do clube por lesão na coxa esquerda.

PUBLICIDADE

Confira abaixo a lista de relacionados pelo treinador português:

Goleiros: César, Diego Alves e Gabriel Batista;
Zagueiros: Dantas, Gustavo Henrique, Matheus Thuler e Rodrigo Caio;
Laterais: Filipe Luís, João Lucas, Rafinha e Renê;
Volantes: Gerson, Piris da Motta, Thiago Maia, Vinicius Souza e Willian Arão;
Meias: De Arrascaeta, Diego e Everton Ribeiro;
Atacantes: Bruno Henrique, Lincoln, Michael, Pedro, Pedro Rocha e Vitinho

Prováveis escalações das duas equipes

Flamengo: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Filipe Luís e Gustavo Henrique; Gerson, Willian Arão, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro.

Independiente del Valle: Jorge Pinus, Landázuri, Richard Schunke, Caicedo e Segovia; Alan Franco, Pellerano, Efrén Mera e Sánchez; Daniel Nieto e Gabriel Torres.

PUBLICIDADE

Onde acompanhar ao vivo Independiente del Valle x Flamengo

A partida será transmitida ao vivo e com exclusividade na internet pelo DAZN, que é uma plataforma de streaming dedicada aos esportes e que detém os direitos de exibição da competição continental. O serviço é grátis para testar por um mês, sendo possível realizar a assinatura no site ou pelo aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS).

O torcedor pode também ouvir os primeiros 90 minutos da decisão pelas seguintes opções de emissoras de rádio:

Globo Rio de Janeiro 98.1 FM
Super Rádio Tupi Rio de Janeiro 1280 AM e 96.5 FM
Globo Juiz de Fora-MG 910 AM
Radio La Red Quito (Equador) 102.1 FM
Radio Super K Sangolquí (Equador) 1200 AM
Alternativa Esportes Web Rádio Rio de Janeiro

Arbitragem

Leodán González apita o confronto, enquanto Esteban Ostojich será o árbitro de vídeo, ambos do Uruguai. Ostojich também esteve no comando do sistema de VAR na decisão da Copa Libertadores do ano passado entre Flamengo e River Plate-ARG.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Casa cheia! Flamengo divulga parcial de ingressos para Recopa Sul-Americana

Allan Simon: Flamengo pode ser campeão fora da Globo duas vezes em fevereiro

Mercado da Bola: especulado no Flamengo, Wendel entra na mira de clubes europeus, diz jornal

CBF faz reajuste e Copa do Brasil terá premiação ainda maior em 2020; veja valores