Deu zebra? Três times da Série A são eliminados na primeira fase da Copa do Brasil

River-PI, Manaus e Brusque protagonizam as principais surpresas no início da Copa do Brasil

Bruno Alves
Colaborador do Torcedores

Crédito: Créditos: Divulgação / Coritiba

Competição que reúne as mais diversas equipes do país, a Copa do Brasil já conta com algumas surpresas na primeira fase, incluindo a eliminação do Bahia, Coritiba e Sport, como as maiores surpresas até o momentos. Os feitos, respectivamente, de River-PI, Manaus e Brusque, só foi possível por causa do jogo único, que terminou com vitória e classificação dos mandantes.

O jogo único é uma das novidades na Copa do Brasil desde 2017. As equipes visitantes jogam com a vantagem do empate para avançar na primeira fase, enquanto na segunda fase, caso ocorra empate, a decisão será nos pênaltis.

Nos três casos das eliminações das equipes de Série A, as zebras passaram com apenas um gol de vantagem. O River-PI venceu o Bahia por 1 a 0, mesmo placar do Manaus contra o Coritiba e o Brusque venceu o Sport, por 2 a 1.

Outras surpresas que merecem destaque são o Santo André, que venceu o Criciúma por 4 a 1, o Vitória-ES, que passou pelo CSA vencendo por 2 a 1, mesmo placar pelo qual o Águia Negra eliminou o Sampaio. A Ferroviária-SP engrossa a lista de surpresas ao eliminar o Avaí, com a vitória por 2 a 0.

Em outros jogos, a zebra esteve bem próxima de aparecer. O Altos saiu na frente diante do Vasco, mas os cariocas conseguiram a classificação com o empate em 1 a 1. O Cruzeiro começou perdendo diante do São Raimundo-RR, mas avançou, também com empate, dessa vez por 2 a 2. Por fim, o Botafogo conseguiu avançar depois de empatar em 1 a 1 com o Caxias.

As zebras dos jogos até o momento servem de alerta para Fluminense e Chapecoense, que ainda farão suas estreias na competição. A Chape entra em campo na próxima quarta-feira diante do Boavista, enquanto o Tricolor carioca encara o Moto no dia 26, no Castelão.

A partir das oitavas de final a Copa do Brasil conta com a inclusão do Athletico, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo (que disputam a Libertadores), Fortaleza (campeão da Copa do Nordeste), Cuiabá (campeão da Copa do Verde) e Red Bull Bragantino (campeão da Série B).