Falta muito pouco para carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos de 2020 no futebol feminino. Falta muito pouco para os Estados Unidos e falta muito pouco para o México. As duas equipes vão fazer uma das semifinais do torneio pré-olímpico de futebol feminino da Concacaf. Como a competição vai dar duas vagas para o torneio em Tóquio, basta chegar na final para garantir o passaporte.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
É certo dizer que as duas equipes estão a um passo da vaga. Mas é bom deixar claro que o passo dos Estados Unidos parece ser bem menos largo do que o do time mexicano. As razões são óbvias. O time dos Estados Unidos é um dos super favoritos ao título não só do pré-olímpico, como também das Olimpíadas como um todo. A Seleção comandada por Rapinoe e companhia conquistou o título mundial na França, em 2019.
Apesar do time estar em um processo de reformulação, quase todas as peças daquela conquista seguem por lá. A única mudança mais palpável é mesmo na direção técnica da equipe. Jill Ellis saiu do cargo e deu lugar para Vlatko Andonovski. Ele será o responsável para tentar manter a hegemonia do time norte-americano em competições internacionais.
O México, por sua vez, disputa o posto definitivo de quarta força do continente. Analistas costumam dizer que as mexicanas só estão atrás dos Estados Unidos, do Brasil e do Canadá. O time não tem grandes resultados em sua história. Aliás, caso vença os Estados Unidos fará história de maneira dupla. Isso porque vai tirar os Estados Unidos de uma edição olímpica pela primeira vez na história e se classificará pela primeira vez na história da competição.
O jogo
A partida que vai definir a vaga olímpica vai acontecer na próxima sexta-feira (7), às 00h, pelo horário de Brasília. Ou seja, na verdade a partida vai acontecer já na madrugada do sábado (8) aqui no Brasil. Portanto, quem vencer garante a vaga em Tóquio. Quem perder, não terá mais chances de ir para as Olimpíadas deste ano. Mas este não será o único jogo decisivo. Isso porque na outra semifinal, Canadá e Costa Rica vão disputar a vaga na grande final e consequentemente nos Jogos de Tóquio.
Esta partida entre Costa Rica e Canadá vai acontecer um pouco mais cedo, mas também no mesmo dia. Será às 21h, também pelo horário de Brasília. Vale lembrar que a Seleção feminina de futebol já está classificada para as Olimpíadas de Tóquio.

