Home Extracampo FAQ: tudo o que você precisa saber sobre a Arena do Grêmio

FAQ: tudo o que você precisa saber sobre a Arena do Grêmio

Conheça um pouco sobre a  Arena do Grêmio, casa do tricolor gaúcho

Luana Costa
Colaborador do Torcedores

Mesmo sendo um dos estádios mais modernos do Brasil, não foi relacionado como sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, realizada no país. Porém em 2019, foi uma das sedes da Copa América, onde foram realizadas cinco partidas entre elas a semi final entre Chile 0 x 3 Peru. O Torcedores.com mostra tudo o que você precisa saber sobre a Arena do Grêmio:

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Data de inauguração:

Em 2006, a proposta começou a ganhar forma, quando foram iniciados os estudos de viabilidade. O clube tinha como objetivo a construção de uma arena autossustentável, ao contrário do atual Estádio Olímpico Monumental, que já não cumpria os padrões da FIFA para estádios de futebol. Em maio do mesmo ano, foi formulado o plano diretor patrimonial do clube, que encaminhou o projeto.

Para poder continuar com o projeto, foi criada uma comissão especial, a Grêmio Empreendimentos. Ela foi formada, originalmente, por sete conselheiros do clube tricolor: Adalberto Preis (presidente da comissão), Paulo Odone, Alexandre Grendene, Teodoro Pedroti, Saul Berdichevski, Mauro Knijinik e Pedro Ruas; em setembro de 2010, os integrantes eram Adalberto Preis, Evandro Krebs, Geraldo Nogueira da Gama, Mauro Knijnik, Pedro Ruas, Saul Berdichevski e Teodoro Pedrotti.

PUBLICIDADE

A celebração de inauguração do novo estádio foi realizada 8 de dezembro de 2012. A principal atração é a partida amistosa entre Grêmio e Hamburgo, mesmo clube que o time gaúcho enfrentou no título da Copa Europeia/Sul-Americana de 1983. Também houve apresentações artísticas e musicais, inclusive com Renato Borghetti e a presença do grupo americano Blue Man Group. As 51.901 mil pessoas presentes no amistoso, viram que o jogo terminou com o placar de 2–1 para o time da casa e dono da festa.

Capacidade máxima:

Sua capacidade oficial é de 60. 540 mil pessoas.

Endereço:

Av. Padre Leopoldo Brentano, 110 – Humaitá, Porto Alegre – RS.

Como chegar:

De ônibus:

PUBLICIDADE
  • 701 Vila Farrapos/Voluntários
  • 703 Vila Farrapos

De metrô: Norte e Sul

As estações mais próximas de Arena Do Grêmio são:

  • Frederico Mentz – Arena está a 246 metros de distância, 6 min de caminhada.
  • Frederico Mentz está a 379 metros de distância, 7 min de caminhada.
  • Padre Leopoldo Brentano está a 433 metros de distância, 8 min de caminhada.

Maior público:

O público total foi de 55.337 mil pessoas em 2016, no dia 7 de dezembro, para a partida contra o Atlético Mineiro  pela Copa do Brasil, o jogo foi 1×1 depois de uma vitória por 3×1 na casa do adversário, no agregado somava 4×2, e, com o isso, o Grêmio sagrava-se campeão e garantia vaga para a Libertadores. Além de ser o primeiro título na Arena, o Grêmio ainda encerrou um duradouro jejum de quinze anos sem título de expressão nacional, sob o comando do ídolo Renato Portaluppi.

O primeiro título internacional da Arena do Grêmio para um público de 42.921 mil pessoas, foi em jogo válido pela Recopa Sul-Americana de 2018 no dia 21 de fevereiro de 2018, o Grêmio, campeão da Copa Libertadores da América de 2017 recebeu o Independiente, campeão da Copa Sul-Americana de 2017. O jogo terminou empatado sem gols após o tempo regular e prorrogação, e o clube veio a conquistar o título nos pênaltis, 5×4.

PUBLICIDADE

Em relação à shows, a Arena do Grêmio tem um ranking muito invejado:

  • Roberto Carlos – 50 mil pessoas
  • Coldplay – 47 mil pessoas
  • Sandy e Júnior – 45 mil pessoas
  • Pearl Jam – 31 mil pessoas
  • Shakira – 30 mil pessoas
  • Katy Perry – 18 mil pessoas.

LEIA MAIS:

Diego Souza brinca sobre comparação com Gabigol e Cristiano Ronaldo: “Só se for a beleza”