Home Futebol FAQ: Tudo o que você precisa saber sobre o Morumbi

FAQ: Tudo o que você precisa saber sobre o Morumbi

Conheça um pouco da história do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, casa do São Paulo Futebol Clube

Luana Costa
Colaborador do Torcedores

Projetada pelo renomado arquiteto Vilanova Artigas, a casa do São Paulo Futebol Clube é, junto com o Pacaembu, um dos estádios mais tradicionais da cidade de São Paulo. Aqui, o Torcedores.com mostra tudo o que você precisa saber sobre o Estádio Cícero Pompeu de Toledo:

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

Data de inauguração:

A construção do Morumbi começou em 1952 e consumiu 18 árduos anos até ser finalizada. A primeira inauguração, ainda parcial, foi em 02 de outubro de 1960, na partida contra o Sporting-POR, vencida pelo Tricolor, com o célebre gol de Peixinho.

Somente em 1970, no dia 25 de janeiron (aniversário da cidade), o estádio seria inteiramente entregue à torcida tricolor.

PUBLICIDADE

Capacidade Máxima:

O estádio foi planejado para abrigar quase 150 mil pessoas, mas devido às diversas reformas e às instalações de camarotes, sua capacidade foi reduzida para 66.795 mil espectadores. É o maior estádio do estado de São Paulo.

Maior público:

O maior público registrado foi no dia 9 de outubro de 1977, na segunda partida da final do Campeonato Paulista, disputada entre Corinthians e Ponte Preta, com um público total de 146.082 mil pessoas (público pagante de 138.032). Neste jogo a Ponte Preta saiu com a vitória, forçando uma terceira partida entre as equipes (que sagraria o Corinthians campeão, após 23 anos de jejum).

O primeiro grande show no Morumbi foi da banda britânica Queen, que atraiu cerca de 80 mil pessoas em 20 de março de 1981 e 110 mil pessoas no dia seguinte. Em 1983, a banda americana Kiss levou 125 mil pessoas ao Morumbi e, dois anos depois, os porto-riquenhos do Menudo levaram 150 mil pessoas ao segundo de seus dois shows no local.

Endereço:

O Estádio do Morumbi fica localizado na Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1, Morumbi.

PUBLICIDADE

Como chegar:

O estádio fica a 14 km da Praça da Sé e tem como principais vias de acesso a Marginal Pinheiros, a Avenida Francisco Morato, Avenida Morumbi, Avenida João Jorge Saad (412 metros de distância, 7 minutos de caminhada) e Av. Giovanni Gronchi (está a 341 metros de distância, 7 minutos de caminhada). Para chegar ao estádio você pode utilizar as linhas de ônibus: 5119-10, 647A-10, 775F-10 e 8028-10.

Desde outubro de 2018, o torcedor são-paulino conta com a Estação São Paulo-Morumbi, linha 4 – Amarela, que fica a 1,4 km do estádio – uma caminhada de aproximadamente 15-20 minutos.

LEIA MAIS:

Por quê São Paulo x Corinthians é decisivo para Fernando Diniz?