Home Extracampo Itália vai usar câmeras nos coletes de seguranças para investigar atos racistas

Itália vai usar câmeras nos coletes de seguranças para investigar atos racistas

Projeto será colocado em prática pelo Verona já neste final de semana. Ideia é que filmagens ajudem a investigar casos de racismo no futebol

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Uma ideia inusitada para combater o racismo vai ser posta em prática na Itália. Seguranças terão pequenas câmeras instaladas em seus coletes. A ideia pretende ajudar no combate aos crimes de racismo nos estádios italianos. De acordo com os idealizadores, o projeto vai ajudar a identificar com mais facilidade os criminosos. As questões que envolvem racismo têm tomado o noticiário do futebol italiano nos últimos meses.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Os detalhes da ideia foram divulgados pelo próprio diretor do Verona, Francesco Barresi. Ele deu esses detalhes em entrevista para o jornal italiano Gazzeta dello Sport. De acordo com Barresi o Verona será o primeiro clube a implementar esse tipo de tecnologia na prática. E a estreia já tem data. Será no próximo sábado (8), contra a equipe da Juventus, pelo Campeonato Italiano.

As câmeras serão colocadas nos coletes dos seguranças que ficarão nas arquibancadas. Dessa forma, os idealizadores esperam que as imagens possam pegar o maior número possível de torcedores. A câmera é feita especialmente para se adaptar ao tecido da roupa dos seguranças. O dispositivo tem 81,5 milímetros de comprimento e 54,5 milímetros de largura.

PUBLICIDADE

O Verona está no meio da discussão do racismo justamente porque o time foi punido em uma polêmica envolvendo o jogador do Bresccia, Mario Balotelli. O jogo entre Verona e Bresccia aconteceu em novembro de 2019. A partida foi interrompida por vários minutos depois que o jogador italiano foi abusado racialmente de torcedores do Verona. Logo depois desse fato, o clube chegou a ser punido com um fechamento parcial do estádio. Mas essa decisão foi suspensa logo depois pelo tribunal após apelo da Federação Italiana de Futebol.

Dias depois desse caso, um diretor de uma torcida organizada do time disse frases racistas contra Balotelli. Por isso, o Verona decidiu banir o torcedor do seu estádio até junho de 2030. Seja como for, Mario Balotelli não está sozinho. Vários outros casos aconteceram no futebol italiano envolvendo casos de racismo. Por isso, a ideia da utilização de pequenas câmeras é vista como uma resposta aos casos que terminam sem solução.

Verona e Juventus vão jogar no sábado (8), às 16h45, pelo horário de Brasília. O Verona ocupa apenas a 9ª posição da Série A com 31 pontos conquistados até aqui nesta temporada.

LEIA MAIS

Na Inglaterra, casos de racismo aumentam em 50%

PUBLICIDADE