Home Esportes Olímpicos Jornal inglês cita Rio de Janeiro como mau exemplo de manutenção do legado olímpico

Jornal inglês cita Rio de Janeiro como mau exemplo de manutenção do legado olímpico

Jornal The Sun citou obras milionárias abandonadas e/ou mal utilizadas no Rio de Janeiro como exemplo de uma “política equivocada”

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

O jornal britânico The Sun fez uma lista com as cidades que teriam utilizado mal o legado olímpico. O Rio de Janeiro foi um dos exemplos utilizados para mostrar a “má gestão” da cidade nesta questão. A publicação britânica citou o ginásio que sediou as provas de natação como o principal exemplo de abandono. A publicação ainda mostra uma imagem do local abandonado para ilustrar a reportagem.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!  Siga o Torcedores também no Instagram

“Quando as luzes do espetáculo se apagam, fica apenas uma imagem não muito bonita”. Esta é a primeira frase de uma longa matéria que cita cidades que não teriam se aproveitado de um possível legado olímpico. Não foi só o Rio de Janeiro que foi citado. Outras cidades foram citadas. A matéria citou Alemanha, Itália, Estados Unidos, Grécia e China como outros exemplos.

O Rio de Janeiro aliás é um dos exemplos mais criticados pela publicação. Isso porque dentre as sedes listadas, a cidade brasileira é a que recebeu uma competição olímpica há menos tempo. A capital carioca recebeu o evento há menos de quatro anos. Os outros exemplos citados já estão há um certo tempo sem receber as Olimpíadas. Pequim recebeu os Jogos Olímpicos em 2008 e Atenas em 2004. Além disso, os Jogos de Atlanta foram em 1996 e o de Berlim apenas em 1936, ainda na Alemanha nazista.

PUBLICIDADE

Rio de Janeiro

Especificamente sobre o Rio de Janeiro, o jornal afirmou que a cidade “não soube se aproveitar das Olimpíadas”. “Três anos depois, a maior vítima dos Jogos de Verão de 2016 é o Estádio Olímpico Aquático, que deveria ter sido demolido”, diz a publicação. “Mas o local fica abandonado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro e poças de água podem ser encontradas dentro e fora do local, expondo os riscos de zika e dengue”, alerta a publicação.

O jornal citou ainda outros exemplos de abandono. “Além disso, três mini campos de basquete, campos de futebol e um parque de skate que foram instalados agora são abandonados pelos moradores”, completa a matéria.

De acordo com dados oficiais, estima-se que todo o Parque Olímpico construído para os Jogos do Rio de Janeiro tenham custado cerca de R$2 bilhões de reais. Mas os valores tendem a ser muito maiores. Desde o fim das Olimpíadas, a área segue em dificuldades para receber grandes eventos esportivos.

No último dia 15 de janeiro, o local chegou a ser interditado pela justiça brasileira por motivos de segurança. O local aliás já foi liberado novamente. Seja como for, a notícia da interdição teve forte repercussão internacional. Além disso, houve um aumento no debate sobre o legado olímpico dos Jogos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Parque Olímpico do Rio vai receber o Mundial de Paraciclismo